Doutorado em Information Systems pela London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, e MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, Fernando Ilharco é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UCP, Presidente do CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (UCP), Investigador Afiliado do Laboratório Colaborativo DTX – Digital Transformation, Investigador do CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (UCP) e membro do Conselho Cientifico da FCH. Foi Coordenador do Doutoramento e do Mestrado em Ciências da Comunicação da FCH. Desde 2004 orientou mais de uma centena de dissertações de mestrado, de doutoramento e de pós-doutoramento. É autor de sete oito livros e de cerca de três dezenas de trabalhos de investigação com peer review, individualmente e em co-autoria, publicados por editoras académicas como a Oxford University Press, a Wiley, a Springer, a Elsevier, a Macmillan, a De Gruyter, a Universidade Católica Editora, a INCM - Casa da Moeda, a Principia. As suas principais áreas de investigação são (i) a filosofia da comunicação e da informação e (ii) a comunicação e liderança. Entre as suas últimas publicações destacam-se: "The Backgroundness of New Media", European Journal for the Philosophy of Communication; “The relevance of media in football coaching: the case of José Mourinho's leadership approach”, Soccer & Society; "Drei Katastrophen/The Three catastrophes/Três catástrofes" in Zielinski, S. e Weibel, P. Flusseriana, German/Portuguese/English. Berlin: Univocal; Pós-Sociedade: a sociedade pós-literária, pós-nacional, pós-democrática e pós-ocidental. Lisboa: INCM.