Research in sign language linguistics
A língua gestual começa por ser uma língua materna para uma comunidade de pessoas, os surdos. Desenvolve-se como as restantes línguas apresentando variantes e conceitos definidos pela Linguística (ciência que estuda a linguagem) bem como características que lhe são conferidas pela história dos surdos e pela sua geografia (nacionalidade), tornando-a tão rica e valiosa como qualquer outra.
A coleção Língua Gestual Portuguesa reúne os conteúdos científicos de áreas como as ciências da linguagem, as neurociências e as ciências da educação, adaptados e traduzidos para a Língua Gestual Portuguesa.
São 24 manuais em livro + DVD inicialmente criados para transmitirem os currículos lecionados na Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa combinando sempre a versão em língua portuguesa e a respetiva adaptação em Língua Gestual Portuguesa.
A Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa estava inteiramente adaptada para surdos profundos que, através de métodos de b-learning , obtiveram competências e formação académica superior que se traduziram num fator altamente diferenciador na sua inserção no mercado de trabalho.
A licenciatura deu lugar a um mestrado altamente especializado oferecido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e todo o trabalho realizado entre 2008 e 2012 para concretizar a coleção Língua Gestual Portuguesa criou raízes profundas na investigação realizada por académicos surdos e dirigida à comunidade surda.