DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
Uma educação que envolve as múltiplas dimensões da pessoa diz-se integral e tem como fundamento a dignidade de cada um como ser racional, livre, ético e com capacidade de se auto governar. Do ponto de vista organizacional, este estilo de educação depende de uma Liderança para a Educação Integral (LEI), que implique todos na construção deste conceito e sua integração no projeto educativo.
Hoje a tecnologia é ubíqua, surgindo uma nova forma de exclusão: a exclusão digital. Esta traduz-se na falta de acesso à informação e às literacias do sec. XXI e tende a estar associada a pobreza, conflitos, carências de saúde e discriminação de várias espécies. Numa escola que serve alunos em contexto de adversidade, as TIC são uma condição de inclusão e um contributo fundamental para a Educação Integral.
Este livro é um contributo para ajudar as lideranças escolares a usar as TIC, de forma estratégica, com vista à educação integral. O mundo está em acelerada transformação digital; a escola não pode continuar analógica.
Índice
Introdução
A causa das coisas – a liderança para a educação integral
A sociedade da informação na Escola inclusiva
O digital nas organizações educativas
Estratégia e para os Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Mudança Organizacional
Mudar a forma como vemos a mudança
Colaboração
As Tecnologias da Informação em Contexto Escolar
O ecossistema dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS)
Sistemas de Comunicação
Meios Tecnológicos
Avaliação da Presença Online
O digital na sala de aula
Uma sala de aula inclusiva
Comunicação a Distância
Tecnologia Inclusiva
Estrutura dos Conteúdos Digitais
Integradores Multimédia
Produção autónoma e uso de Recursos Digitais Abertos
Analytics
Inteligência Artificial
Os problemas de acesso e o estabelecimento de parcerias locais
Equipamentos informáticos de pertença e uso individual (BYOD)
A Segurança
O estabelecimento de parcerias locais (autarquias, empresas, editoras)
Comunidades de Aprendizagem online e repositórios de conteúdos
Comunidades de Prática (CoP)
Repositórios de recursos educativos digitais
Acesso aos REA
Referências Bibliográficas
Leave a review