Mário Ferreira Lages
Mário Ferreira Lages nasceu no Touro, Vila Nova de Paiva, em Março de 1936.
Licenciou-se em Ciências Sociais, pelo Instituto de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), tendo obtido o grau de doutor pela mesma Universidade em Junho de 1962.
Obteve os diplomas de «Peritus in Sacra Liturgia» do Instituto Superior de Liturgia do Instituto Católico de Paris, em Junho de 1967 e o de arménio clássico na École de Langues Orientales Anciènnes, do mesmo Instituto, em Junho de 1968.
É Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa desde 14 de Novembro de 2007.
Foi docente da Universidade Católica Portuguesa, desde o ano lectivo 1970/71 até à sua aposentação e é membro fundador do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da mesma Universidade.
Foi docente do Instituto Superior de Serviço Social e do Instituto Superior de Ciências Políticas. Foi ainda Professor visitante do Instituto Universitário dos Açores (Março de 1977), da Universidade de Linköping , Departamento de Educação (Setembro de 1980), da Universidade de Macau, Departamento de Estudos Portugueses (Abril de 1991) e do Instituto Interuniversitário de Macau (1996 a 2000).
Embora as Ciências Sociais sejam a sua principal área de investigação, tem-se dedicado também às Metodologias de Investigação, à Demografia e ao Conto e Tradição Popular.