O que é um padre? O que é ser padre? A interrogação tem dois mil anos. Podia pensar-se que a resposta há muito está dada. A verdade porém é que a definição nasce da peculiar relação do padre com Deus, com a Igreja e com o mundo. Pelo que a resposta, ao longo dos séculos, não se pôs do mesmo modo. Daí que tenha sentido ver o que há de novo, nos nossos dias, para configurar o essencial sacerdócio de Jesus Cristo no colaborador do bispo a quem chamamos padre.
O padre é sinal, servo, ministro da iniciativa de Deus para a salvação da humanidade. Actua em razão da sua consagração a Cristo, só Ele cabeça da Igreja, sacerdote apenas Ele, único Pastor.
Ser padre é ser fruto e sinal de Deus que ama o mundo, é ser inserido sacramentalmente numa missão apostólica e missionária da e na Igreja, é ser alguém que ajuda o mundo a interrogar-se sobre o sentido da vida e da história, a descobrir um modo feliz de viver o drama da condição humana e a celebrar a presença da santidade de Deus no concreto do dia a dia.
Leia mais
Deixe um comentário