A Congregação para a Educação Católica espera que este contributo possa ser acolhido como ocasião de reflexão e de aprofundamento sobre tema tão importante, que diz respeito à própria essência e razão de ser da presença histórica da Igreja no campo educativo e escolar, em obediência à sua missão de anunciar o Evangelho fazendo discípulos em todas as nações.
Índice
Prefácio por Mário Pinto
Introdução
Capítulo I
As Escolas Católicas na Missão da Igreja
A Igreja, mãe e mestra
Os “princípios fundamentais” da educação cristã nas escolas
Outros desenvolvimentos
O perfil dinâmico da identidade da escola católica
O testemunho dos educadores leigos e consagrados
Educar para o diálogo
Educação em saída
A educação é “movimento”
Um pacto educativo global
Educar para a cultura do cuidado
Capítulo II
Os sujeitos responsáveis pela promoção e a verificação da identidade católica
A comunidade escolar educativa
Os membros da comunidade escolar
Alunos e pais
Os professores e o pessoal administrativo
Os dirigentes
Os carismas educativos na Igreja
Expressão institucional do carisma
A qualificação “católica” da escola
O serviço da autoridade eclesiástica
O Bispo diocesano
As paróquias e o pároco
O diálogo entre Bispo, pessoas consagradas e leigos
A Conferência Episcopal, o Sínodo dos Bispos ou o Conselho dos Hierarcas
A Sé Apostólica
Capítulo III
Alguns aspetos críticos
Divergências na interpretação da qualificação de “católica”
Visão redutora
Interpretação formal ou carismática
Consideração “fechada”
Para maior clareza sobre competências e legislações
Alguns temas e questões sensíveis
Formas de encontro e convergência para fortalecer a identidade católica
Ser construtores de unidade
Ser geradores de processos de desenvolvimento
Ser elaboradores de soluções reais e duradouras
Conclusão
Deixe um comentário