ARTE COPTA E DO ORIENTE CRISTÃO

Durante os primeiros séculos (I-IV), o cristianismo cresceu e, apesar das perseguições, rapidamente se estendeu a todo o Império Romano, em especial às regiões orientais da Síria-Palestina e Egito, alcançando a Arménia e, mais tarde, a Etiópia. Hoje, mais que nunca, o regresso às ´Fontes´ leva-nos a valorizar a dimensão estética e contemplativa da herança que nos aproxima das origens e que assim nos permite revisitar e valorizar a nossa própria identidade. Neste contexto a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa organizou recentemente umas Jornadas de Estudos Coptas e do Oriente Cristão no âmbito das quais, e com o apoio do Museu Nacional de Arqueologia, levou a efeito uma Exposição temática dedicada à Arte Copta e do Oriente Cristão comissariada pelo Professor Doutor Luís Manuel de Araújo. A exposição apresenta peças cedidas pelo Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Centro Cultural Copta Ortodoxo do Porto, à guarda da Escola das Artes da UCP, e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, num total de 40. Desta exposição é editado pela Universidade Católica Editora um catálogo da autoria do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, 90 páginas, que inclui um conjunto significativo de peças de arquitetura, escultura, pintura e artes decorativas ligadas ao culto no âmbito do cristianismo copta etíope, arménio e moçárabe.