Rita Mendonça Freire Nogueira Faria

Rita de Mendonça Freire Nogueira Faria é assistente na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa desde 2002, Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e obteve o grau de Mestre, em Linguística, na Universidade de Cambridge, Reino Unido, com dissertação sobre a deixis de pessoa na língua portuguesa. Concluiu doutoramento em 2010 na Universidade Católica Portugues, tendo apresentado tese sobre a delicadeza linguística na língua portuguesa e na língua inglesa. A investigação que desenvolve centra-se na delicadeza e indelicadeza linguísticas, na deixis de pessoa e na deixis social da língua portuguesa, nomeadamente formas de tratamento. Procura estudar, em particular, as mudanças sociolinguísticas que o tratamento linguístico tem vindo a sofrer na língua portuguesa.