Clique para ver mais produtos.
No products were found.

Raul Guichard

Raúl Manuel Araújo Portugal de Guichard Alves pertenceu ao primeiro curso de licenciatura em Direito no Porto da Universidade Católica Portuguesa, que concluiu com distinção em 1984. A seguir, em 1987, obteve o grau de Mestre em Direito (Magister Iuris) pela Faculdade de Direito de Trier, na Alemanha, com a classificação de summa cum laude.
De regresso a Portugal, concluiu em 1992, o Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a classificação de Muito Bom com Distinção, apresentando para o efeito uma dissertação sobre «O Problema dos Estados Subjectivos Relevantes no Contexto da Representação. Uma análise do art. 259.º do Código Civil» sob a orientação do senhor Doutor António Pinto Monteiro.
Em 2010, obteve o grau de Doutor em Ciências Jurídicas-Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, com a classificação de dezoito valores, por unanimidade, apresentando uma dissertação sobre «A Representação sem poderes no Direito Civil português. A Ratificação».
A sua actividade docente iniciou-se em 1984, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), onde, dez anos mais tarde viria a prestar com êxito provas públicas para professor coordenador. Nesta instituição leccionou e regeu as cadeiras de Introdução ao Direito, Direito Civil, Noções Fundamentais de Direito, Contratos e Obrigações, Acordos e Convenções Internacionais e Regime Jurídico da Função Pública. Foi membro do Conselho Científico e Técnico-Científico, ininterruptamente, desde 1995, eleito Presidente do Conselho Técnico-Científico, por dois mandatos consecutivos, e também eleito para o Conselho Pedagógico, cargo que desempenhou entre 2003 e 2005. Antes disso, já tinha sido designado representante do ISCAP no Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto (IPP), função que exerceu entre 1998 e 2000, tendo sido novamente nomeado para um segundo mandato em 2017. Foi ainda Professor Decano, quer do ISCAP, quer do IPP. Por esta última instituição foi-lhe atribuído o título de Professor Emérito.
No Curso de Direito no Porto da Universidade Católica Portuguesa leccionou inicialmente como assistente, de 1984 a 2002, as cadeiras de Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Obrigações e Filosofia do Direito. Voltou mais tarde, em 2007, ao Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, como docente convidado, para assumir a coordenação da cadeira de Negócio Jurídico Comparado, em 2007, e depois, em 2014, também a co-coordenação da cadeira de Metodologia do Direito.
Raúl Guichard foi investigador do Centro de Estudos e Investigação em Direito e do Centro de Estudos Interculturais, tendo deixado uma vasta quantidade de trabalhos científicos publicados em revistas jurídicas conceituadas, como a Scientia Iuridica, a Revista de Direito e Estudos Sociais, a Revista de Direito e Economia, a Revista Direito e Justiça e a Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas, esta última por ele fundada e dirigida durante 15 anos.
Raúl Guichard partiu precocemente em Abril de 2018.
É autor de muitos e penetrantes estudos jurídicos, grande parte dos quais oriundos do seu espólio pessoal, que (ainda) não decidira partilhar com o público interessado.

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login