Josafá Carlos de Siqueira, sj

Josafá Carlos de Siqueira Sacerdote jesuíta, licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Católica de Goiás), bacharel em teologia e filosofia, e doutor em biologia vegetal (Unicamp, Estado de São Paulo). Trabalha há 34 anos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), estando 24 anos como professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e nos últimos anos como professor de ética ambiental no Departamento de Biologia. Foi Vice-Reitor da PUC-Rio e desde julho de 2010 é o seu Reitor. Foi fundador do NIMA Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. É membro e Vice-Presidente do Conselho da Fundação do Amparo e Pesquisa do Rio de Janeiro e do Conselho de Sustentabilidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Integra a direção do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recebeu pela terceira vez o título de Personalidade Educacional, outorgado pela Associação Brasileira de Educação e Associação Brasileira de Imprensa (ABI) & Folha Dirigida.