Prefácio
Introdução
PARTE I – Quadro conceptual
Capítulo 1
Adolescência – uma fase do desenvolvimento humano
1.1. Desenvolvimento físico
1.2. Desenvolvimento psicológico, afetivo e cognitivo
Capítulo 2
Parentalidade – um momento de mudança
2.1. Parentalidade na adolescência
Capítulo 3
Saber em saúde – a importância do conhecimento
3.1. Fatores influenciadores na aquisição de conhecimentos
3.2. Necessidades maternas e de autocuidado
3.3. Necessidades relacionadas com o cuidado aos filhos
3.4. As práticas de enfermagem no papel de educadores em saúde
Capítulo 4
Síntese
PARTE II – Percurso metodológico e empírico
Capítulo 5
Materiais e métodos
5.1. Questões, objetivos da investigação e hipóteses
5.2. Variáveis
5.3. Tipo de estudo
5.4. População e amostra
5.5. Instrumento de recolha de dados
5.6. Estudo da fiabilidade do instrumento
5.7. Considerações éticas e legais
6 Maternidade na adolescência
Capítulo 6
Apresentação dos dados: resultados descritivos
6.1. Caraterização da amostra das mães adolescentes
6.2. Avaliação na perspetiva dos enfermeiros
6.3. Prioridades na aprendizagem atribuída pelos enfermeiros
Capítulo 7
Apresentação dos dados: resultados inferenciais
7.1. Diferenças entre as perceções nas necessidades maternas
7.2. Diferenças entre as perceções nos cuidados ao bebé
7.3. Diferença de perceção entre as necessidades de aprendizagem das mães adolescentes vs. perceção do ensino realizado pelos enfermeiros
7.4. Diferenças de perceção das necessidades das mães adolescentes que planearam a gravidez relativamente às que não a planearam
7.5. Diferenças de perceção entre as necessidades das mães adolescentes com e sem acompanhantes nas consultas
7.6. Diferença das necessidades de aprendizagem das mães adolescentes sobre o relacionamento do casal comparativamente com o ensino realizado pelos enfermeiros
Capítulo 8
Discussão dos resultados
Capítulo 9
Modelo prescritivo
Conclusão
Bibliografia
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