O sucesso pode ser efémero. O desempenho positivo de hoje não garante forçosamente um bom desempenho no futuro. A empresa necessita estar constantemente a monitorizar a envolvente, a percecionar atempadamente as mudanças e a ajustar os seus recursos e as suas capacidades em consonância. A adaptação deve ser constante e permanente. Um bom Pensamento Estratégico é um excelente ponto de partida para essa adaptação. _____ «A decisão estratégica é humana e resulta duma subtil mistura entre análise, intuição e criatividade. Um grande estratega é alguém que consegue lidar com a complexidade destas três dimensões. Este livro aborda as componentes de ciência e de arte da estratégia de uma forma perfeitamente equilibrada, com exemplos surpreendentes e por vezes inesperados. Ao longo das páginas, vai encontrar inúmeras modelos que ajudam a estruturar o pensamento estratégico!» Céline Abecassis‑Moedas Dean for Executive Education Católica Lisbon School of Business & Economics, Universidade Católica Portuguesa «Com uma abordagem inovadora e conteúdos sólidos, Nuno Cardeal apresenta as questões críticas do Pensamento Estratégico, oferecendo o enquadramento necessário para que as empresas possam definir estratégias que lhes permitam construir e manter vantagens competitivas.» João Pinto Dean Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa «Alguns chamam ao momento que vivemos uma "permacrise", um período em que as empresas são desafiadas a manter a resiliência em permanente estado de crise. O autor propõe um excelente guia de reflexão para estes momentos, onde o pensamento estratégico é ferramenta essencial para navegar estes momentos complexos. A abordagem holística proposta é crucial na forma como se interage com os vários stakeholders e serve como farol para empresas que procuram adaptar as suas culturas e processos de gestão a um mundo em constante mudança.» Nuno Moreira da Cruz Executive Director Center for Responsible Business & Leadership, Universidade Católica Portuguesa essa adaptação. Índice Capítulo 1 Introdução à Estratégia 1.1 Evolução da gestão estratégica 1.2 O que é a estratégia? 1.3 Os antecedentes militares da estratégia 1.4 Principais abordagens à estratégia 1.5 Estrutura do livro Bibliografia Capítulo 2 Pensamento Estratégico 2.1 Introdução 2.2 Pensamento estratégico 2.3 O cérebro humano e o pensamento 2.4 Pensamento analítico e pensamento criativo 2.5 Pensamento estratégico e os colaboradores da empresa 2.6 Pensamento estratégico e a liderança 2.7 Pensamento estratégico e planeamento estratégico 2.8 Considerações finais Bibliografia Capítulo 3 Direção Estratégica 3.1 Introdução 3.2 Governo das sociedades 3.3 Cadeia de governança 3.4 Os stakeholders e a estratégia 3.5 Análise dos stakeholders 3.6 Responsabilidade social corporativa 3.7 Missão, valores e visão 3.8 Objetivos Bibliografia Capítulo 4 Análise da Envolvente 4.1 Introdução 4.2 Definição da indústria 4.3 Análise da envolvente 4.4 Resumo das oportunidades e das ameaças externas Bibliografia Capítulo 5 Análise da Empresa 5.1 Introdução 5.2 Vantagem competitiva 5.3 Teoria baseada nos recursos 5.4 Dinâmica dos custos 5.5 Identificação dos recursos/capacidades – cadeia de valor 5.6 Identificação dos recursos/capacidades – estrutura funcional 5.7 Pontos fortes e fracos Bibliografia Capítulo 6 Ligação Envolvente/Empresa 6.1 Introdução 6.2 Adequação e intento estratégico 6.3 Nova análise SWOt Bibliografia 9 Capítulo 7 Estratégia de Negócio 7.1 Introdução 7.2 Diferenciação de produto ou serviço 7.3 Estrutura‑conduta‑desempenho 7.4 Teoria baseada nos recursos 7.5 Corrente Capacidades Dinâmicas 7.6 Desenvolvimento estratégico da matriz produtos-mercados 7.7 Considerações finais Bibliografia Capítulo 8 Estratégia de Internacionalização 8.1 Introdução 8.2 Alavancas para a internacionalização 8.3 Seleção de mercados 8.4 Modelos de expansão internacional 8.5 Modos de entrada 8.6 Configuração da estratégia de internacionalização 8.7 Dilema global-local Bibliografia Capítulo 9 Estratégia Corporativa 9.1 Introdução 9.2 Diversificação 9.3 Integração vertical 9.4 O papel da sede 9.5 Modelos de gestão de portefólios de negócios Bibliografia 10 Capítulo 10 Desenvolvimento da Estratégia. Avaliação e seleção de opções estratégicas 10.1 Introdução 10.2 Desenvolvimento da estratégia 10.3 Avaliação e seleção das opções estratégicas Bibliografia Capítulo 11 Estratégia em Ação 11.1 Introdução 11.2 Estrutura organizacional 11.3 Sistemas e processos de controlo estratégico Bibliografia Capítulo 12 Estratégia em Tempos de Crise 12.1 Introdução 12.2 Pensamento estratégico na identificação das crises 12.3 Importância das capacidades dinâmicas 12.4 Reações estratégicas a crises Bibliografia Mensagem Final
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