A consciência linguística é um conceito que tem vindo a ganhar importância, conquistando território metodológico e adeptos convictos, nomeadamente no ensino da língua materna e das línguas estrangeiras, onde se fez sentir a necessidade de "consciencializar" o conhecimento linguístico, começando necessariamente pelos professores.
Preocupado com o gravíssimo insucesso na aprendizagem das línguas e o elevado índice de abandono escolar, o Departamento inglês de Educação e Ciência (DES) elaborou um estudo que termina com a recomendação: "todos os professores de inglês carecem de um conhecimento explícito das formas e usos da língua inglesa".
O objectivo deste livro é a formação científica dos professores, repensando manuais, gramáticas, e livros de textos. Sempre tendo em vista a necessidade de consciencialização do conhecimento das línguas em causa - o inglês, como língua estrangeira, e o português, como língua materna - este livro deita um olhar crítico à nossa volta, repensando os materiais de ensino que reputamos de indispensáveis.
Deixe um comentário