PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Antecipar as ondas do futuro

Leia mais
Oferta especial limitada
25,39 € 28,21 €
DESCONTO-10%
Overview
[Pensamento estratégico é uma obra fundamental e de qualidade, que cobre de forma abrangente, com recurso à investigação mais relevante e apoio em inúmeros casos nacionais e internacionais, os temas mais atuais da estratégia empresarial.É um contributo valioso para apoiar as Universidades e as empresas portuguesas, que recomendo vivamente.]Luis CardosoDiretor da Formação de Executivos – Católica Lisbon School of Business and Economics.[O Pensamento Estratégico combina de uma forma clara e sucinta a teoria e a prática. Vai para além das trivialidades dos livros sobre estratégia,abrindo novos horizontes aos leitores e obrigando-os a pensar.Um livro a ler com atenção.]Nelson Santos AntónioProfessor de Estratégia e Gestão da Qualidade do ISCTE-IUL[O livro do Pensamento estratégico equivale a um GPS, adaptado à gestão empresarial, com todas as funcionalidades que, não apenas ajudam a escolher o tal Onde, mas também como deve ser a preparação para a viagem e qual o caminho para lá chegar.]Luis Laginha de SousaPresidente da NYSE Euronext Lisbon[Pensamento Estratégico é uma obra muito completa e de grande utilidade, quer para estudantes avançados de organização, quer para gestores de topo.Partindo de uma reflexão original sobre o pensamento estratégico, o autor percorre com exatidão académica os vários tabuleiros onde se joga o xadrez da sobrevivência competitiva das empresas de hoje. Repleto de exemplos interessantes e atuais, não só de casos internacionais mas igualmente de empresas portuguesas, o livro reflete a experiência do autor enquanto académico, formador de executivos e consultor.]Miguel Athayde MarquesProfessor de Gestão da Universidade Católica e Administrador de diversas empresas Prefácio Capítulo 1 - Introdução à Estratégia 1.1 Evolução da Gestão Estratégica 1.2 O que é a estratégia? 1.3 Os antecedentes militares da estratégia 1.4 Principais abordagens à estratégia 1.5 Estrutura do livro Bibliografia Capítulo 2 - Pensamento Estratégico 2.1 Introdução 2.2 Pensamento estratégico 2.3 O cérebro humano e o pensamento 2.4 Pensamento analítico e pensamento criativo 2.5 Pensamento estratégico e os colaboradores da empresa 2.6 Pensamento estratégico e a liderança 2.7 Pensamento estratégico e Planeamento estratégico 2.8 Considerações finais Bibliografia Capítulo 3 - Direção Estratégica 3.1 Introdução 3.2 Governança corporativa 3.3 Cadeia de governança 3.4 Os Stakeholders e a estratégia 3.5 Análise dos stakeholders 3.6 Responsabilidade social corporativa 3.7 Missão, valores e visão 3.8 Objetivos Bibliografia Capítulo 4 - Análise da Envolvente 4.1 Introdução 4.2 Definição da Indústria 4.3 Análise da envolvente 4.4 Resumo das Oportunidades e das Ameaças Externas Bibliografia Capítulo 5 - Análise da Empresa 5.1 Introdução 5.2 Vantagem competitiva 5.3 Teoria Baseada nos Recursos 5.4 Dinâmica dos custos 5.5 Identificação dos Recursos/Capacidades – Cadeia de Valor 5.6 Identificação dos Recursos/Capacidades – Estrutura Funcional 5.7 Pontos Fortes e Fracos Bibliografia Capítulo 6 - Ligação Envolvente/Empresa 6.1 Introdução 6.2 Adequação e Intento Estratégico 6.3 Nova Análise SWOT Bibliografia Capítulo 7 - Estratégia de Negócio 7.1 Introdução 7.2 Diferenciação de produto ou serviço 7.3 Estrutura‑conduta‑desempenho 7.4 Teoria Baseada nos Recursos 7.5 Corrente Capacidades Dinâmicas 7.6 Desenvolvimento estratégico da matriz produtos mercados 7.7 Considerações finais Bibliografia Capítulo 8 - Estratégia de Internacionalização 8.1 Introdução 8.2 Alavancas para a internacionalização 8.3 Seleção de mercados 8.4 Modelos de expansão internacional 8.5 Modos de entrada 8.6 Configuração da estratégia de internacionalização 8.7 Dilema global – local Bibliografia Capítulo 9 - Estratégia Corporativa 9.1 Introdução 9.2 Diversificação 9.3 Integração vertical 9.4 O papel da sede 9.5 Modelos de gestão de portefólios de negócios Bibliografia Capítulo 10 - Desenvolvimento da Estratégia. Avaliação e seleção de opções estratégicas 10.1 Introdução 10.2 Desenvolvimento da estratégia 10.3 Avaliação e seleção das opções estratégicas Bibliografia Capítulo 11 - Estratégia em Ação 11.1 Introdução 11.2 Estrutura organizacional 11.3 Sistemas e processos de controlo estratégico Bibliografia Conclusão
Leia mais
Sinopse
Índice
Comentários
Deixe-nos o primeiro comentário!

Deixe um comentário

  • Avaliação:
Descreva este livro utilizando apenas adjetivos ou uma frase curta.
Importar imagens:
Arraste as imagens para aqui ou click para importar.
Detalhes do produto
9789725405987

Ficha de dados

ISBN
9789725405987
Data
04-2019
Edição
3ª ed. Reimpressão
Editora
UCE
Páginas
360
Dimensões
19x230x2 mm
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção
Manuais
Classificação temática
Ciências Sociais » Estratégia e Liderança
Títulos relacionados
Pesquisas recentes

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login