SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLÓGICOS

Este manual procura apresentar os conceitos essenciais sobre Sistemas de Informação e Tecnológicos numa perspetiva introdutória, mas atualizada e especialmente dirigida a estudantes da área da Economia e da Gestão.Num tempo de transformação digital em que se cruza a evolução das indústrias e dos serviços tradicionais, com as empresas nativas digitais, que revelam diferentes enquadramentos estratégicos para os seus sistemas de informação, é importante dotar os futuros atores principais desta realidade, com competências essenciais de leitura e de compreensão desta complexa problemática. São assim tratados, em seis capítulos, temas como o alinhamento estratégico dos sistemas de informação, de base tecnológica, na vertente técnica, organizacional, ética e social. Identifica-se a arquitetura lógica destes sistemas e as aplicações chave para a gestão, sem esquecer a designada gestão do conhecimento que valoriza a centralidade das pessoas para as unidades económicas. A crescente importância da ciência dos dados é um tema introduzido, desde a sua organização ao tratamento e visualização, como informação de suporte à decisão. A gestão dos sistemas de informação enquanto planeamento, desenvolvimento e exploração é outro dos tópicos abordados dada a especial e crescente importância do papel do CIO na organização. São contemplados outros sistemas tecnológicos, nomeadamente a tecnologias de processo e da inovação de forma a permitir ao gestor a sua identificação, avaliação e capacidade de instalação, devidamente adequada à natureza do negócio. Finalmente, é em síntese descrita uma perspetiva sistémica e social, desta época de disrupção digital, procurando contribuir para evitar o esvaziamento e a irrelevância do sujeito no futuro do trabalho.