Alexandra Ribeiro | Ana Mineiro | Eugénio Fonseca | Filipe Almeida | Jerónimo dos Santos Trigo | José Manuel Pereira de Almeida | Mara de Sousa Freitas | Marta Brites | Michel Renaud | Pedro Garcia Marques | Raquel Silva
Este trabalho aborda o sistema SignWriting e explica como este pode servir de suporte a uma nova proposta pedagógica no ensino da escrita de língua de sinais e literacia para crianças surdas. Escrever deve ser uma actividade significativa para a criança. No caso da criança surda, a escrita resulta da sua competência na língua de sinais, sem precisar da intermediação da língua oral. A criança surda, integrada num ambiente onde ela e os seus colegas comunicam na língua de sinais, efetivamente tenta escrever sinais.Nas nossas experiências, usamos o sistema SignWriting para mostrar ás crianças surdas (e a seus pais e professores) como escrever textos em línguas de sinais de ambas as formas: manuscrita e escrita no computador. A base teórica que apoia a tese é a abordagem bilíngue para a educação de surdos e as teorias de aquisição da escrita.Os resultados obtidos indicam que a escrita de língua de sinais associada à educação das crianças surdas pode representar um avanço significativo na consolidação de uma educação realmente bilíngue, na evolução das línguas de sinais e aponta para a possibilidade de novas abordagens ao ensino da língua oral como segunda língua. Nota Prévia
UNIDADE 1: Sintaxe
1.1. Modelo de 1965 – Teoria Padrão (Chomsky, 1965)
1.2. Modelo de 1981 – Teoria da Regência e Ligação (Chomsky, 1981, 1982)
1.3. Modelo de 1991 – Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky & Lasnik, 1993)
1.4. Modelo de 1995 – Programa Minimalista (Chomsky, 1993, 1995)
UNIDADE 2: Sintaxe nas línguas gestuais
2.1 Uso de marcações não manuais nas línguas gestuais
2.1.1 Marcações não-manuais: expressões faciais gramaticais
UNIDADE 3: Estrutura da frase em Libras
3.1. Panorama da ordem das palavras (baseado em Quadros, 1999 e Pizzio, 2006)
3.2. Ordem das palavras na Libras
3.2.1 SVO como ordem básica
Referências Bibliográficas
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