QUESTÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Oferta especial limitada
12,22 € 13,58 €
DESCONTO-10%
Esgotado
Overview
Este manual pretende ajudar a reflectir sobre o que é aprender e ensinar. Na primeira unidade, Teorias clássicas da aprendizagem, apresentam-se diversos modelos sobre a aprendizagem e os factores que nela intervêm, estimulando um olhar crítico sobre os mesmos. Na segunda, As neurociências ao serviço da escola, procura-se despertar para a necessidade de conhecer os mecanismos neurobiológicos que são os alicerces das operações mentais subjacentes à aprendizagem. Na terceira, Estratégias de ensino, lança-se um desafio aos professores: o de procurarem encontrar a melhor e mais eficaz via para os aprendentes se apropriarem dos conteúdos curriculares em causa em cada acção de ensino. Prefácio UNIDADE 1: Teorias clássicas da Aprendizagem 1. Objectivos da Unidade 1 1.1. Introdução 1.2. Perspectivas Comportamentais sobre a Aprendizagem 1.2.1. O Condicionamento Clássico 1.2.2. O Condicionamento Operante 1.2.3. A Aprendizagem Social 1.3. Aprendizagem Cognitiva 1.3.1. Piaget e a Aprendizagem Operatória 1.3.2. Aprendizagem e Processamento da Informação 1.3.3. Metacognição e o Movimento de Aprender a Aprender 1.4. Síntese 1.5. Avaliação Formativa UNIDADE 2: As Neurociências e a Escola 2. As Neurociências e a Escola Bibliografia UNIDADE 3: Estratégias e Currículo 3. Objectivos da Unidade 3 3.1. Conteúdos 3.1.1. Que é Ensinar? 3.2. Estratégia e Desenvolvimento Curricular 3.3. Estratégia como Operacionalização Didáctica 3.4. Síntese das Ideias-Chave 3.5. Caixa de Questões e Sugestões para Reflexão ou Inter-Formação 3. 6. Avaliação – Exemplos UNIDADE 4: Concepção, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino 4. Objectivos da Unidade 4 Identificar as relações entre o acto de ensinar e o conceito de estratégia. Caracterizar uma estratégia enquanto concepção global e finalizada das acções. Relacionar os processos e instrumentos de avaliação com os objectivos pretendidos e as estratégias utilizadas. 4.1. Conteúdos 4.1.1. Ensinar como acção estratégica 4.1.2. Que é uma estratégia de ensino? 4.1.3 Estratégia e avaliação, ou estratégias com avaliação? – a regulação da estratégia 4.2. Síntese das ideias-chave 4.3. Caixa de questões e sugestões para reflexão 4.4. Avaliação UNIDADE 5: Exemplos de construção de estratégias de ensino 5. Objectivos da Unidade 5 5.1. Conteúdos 5.1.1. Operações/acções implicadas no desenvolvimento de uma estratégia 5.1.2. Alguns exemplos de descrição narrativa de estratégias globais para um dado conteúdo de aprendizagem 5.1.3. Exemplos de situações de planificação de ensino – para análise Bibliografia
Leia mais
Sinopse
Índice
Comentários
Deixe-nos o primeiro comentário!

Deixe um comentário

  • Avaliação:
Descreva este livro utilizando apenas adjetivos ou uma frase curta.
Importar imagens:
Arraste as imagens para aqui ou click para importar.
Detalhes do produto
9789725403266

Ficha de dados

ISBN
9789725403266
Data
12-2011
Edição
Editora
UCE
Páginas
84
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção ou Revista
Língua Gestual Portuguesa
Classificação temática
Ciências da Saúde » Língua Gestual
Títulos relacionados
Pesquisas recentes

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login