Oferta especial limitada
12,22 €
13,58 €
DESCONTO-10%
Este manual pretende ajudar a reflectir sobre o que é aprender e ensinar. Na primeira unidade, Teorias clássicas da aprendizagem, apresentam-se diversos modelos sobre a aprendizagem e os factores que nela intervêm, estimulando um olhar crítico sobre os mesmos. Na segunda, As neurociências ao serviço da escola, procura-se despertar para a necessidade de conhecer os mecanismos neurobiológicos que são os alicerces das operações mentais subjacentes à aprendizagem. Na terceira, Estratégias de ensino, lança-se um desafio aos professores: o de procurarem encontrar a melhor e mais eficaz via para os aprendentes se apropriarem dos conteúdos curriculares em causa em cada acção de ensino. Prefácio
UNIDADE 1: Teorias clássicas da Aprendizagem
1. Objectivos da Unidade 1
1.1. Introdução
1.2. Perspectivas Comportamentais sobre a Aprendizagem
1.2.1. O Condicionamento Clássico
1.2.2. O Condicionamento Operante
1.2.3. A Aprendizagem Social
1.3. Aprendizagem Cognitiva
1.3.1. Piaget e a Aprendizagem Operatória
1.3.2. Aprendizagem e Processamento da Informação
1.3.3. Metacognição e o Movimento de Aprender a Aprender
1.4. Síntese
1.5. Avaliação Formativa
UNIDADE 2: As Neurociências e a Escola
2. As Neurociências e a Escola
Bibliografia
UNIDADE 3: Estratégias e Currículo
3. Objectivos da Unidade 3
3.1. Conteúdos
3.1.1. Que é Ensinar?
3.2. Estratégia e Desenvolvimento Curricular
3.3. Estratégia como Operacionalização Didáctica
3.4. Síntese das Ideias-Chave
3.5. Caixa de Questões e Sugestões para Reflexão ou Inter-Formação
3. 6. Avaliação – Exemplos
UNIDADE 4: Concepção, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino
4. Objectivos da Unidade 4
Identificar as relações entre o acto de ensinar e o conceito de estratégia.
Caracterizar uma estratégia enquanto concepção global e finalizada das acções.
Relacionar os processos e instrumentos de avaliação com os objectivos pretendidos e as estratégias utilizadas.
4.1. Conteúdos
4.1.1. Ensinar como acção estratégica
4.1.2. Que é uma estratégia de ensino?
4.1.3 Estratégia e avaliação, ou estratégias com avaliação? – a regulação da estratégia
4.2. Síntese das ideias-chave
4.3. Caixa de questões e sugestões para reflexão
4.4. Avaliação
UNIDADE 5: Exemplos de construção de estratégias de ensino
5. Objectivos da Unidade 5
5.1. Conteúdos
5.1.1. Operações/acções implicadas no desenvolvimento de uma estratégia
5.1.2. Alguns exemplos de descrição narrativa de estratégias globais para um dado conteúdo de aprendizagem
5.1.3. Exemplos de situações de planificação de ensino – para análise
Bibliografia
Leia mais
Deixe um comentário