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O manual Estudos Surdos I tem como grande objectivo tornar acessível à comunidade surda portuguesa algumas obras de referência publicadas por investigadores ouvintes que por terem incluído nas suas equipas pessoas surdas, os seus trabalhos atingiram um elevado rigor científico tornando-se assim, publicações de leitura obrigatória para quem pretenda investigar as comunidades surdas e as suas línguas gestuais. As pessoas surdas que integraram estas equipas tornaram-se, mais tarde, investigadores surdos de referência.Assim, o presente manual está dividido em quatro áreas de investigação, das quais seleccionámos um autor e a sua obra mais reconhecida mundialmente: História das Comunidades Surdas, Harlan Lane; Linguística das Línguas Gestuais, William Stokoe; Neurolinguística, Edward Klima e Ursula Bellugi; Educação, Kristina Svartholm.Optámos por aprofundar uma obra de cada um dos referidos investigadores em vez de apresentarmos uma infindável e monótona lista de todos os autores e trabalhos desenvolvidos nestas áreas. Esperamos que o presente manual Estudos Surdos I, seja mais um passo, no sentido de tornar acessível à comunidade surda portuguesa o conhecimento, para que de uma forma cada vez mais sustentada, os seus elementos, continuem a decidir o seu próprio futuro. Prefácio
UNIDADE 1: História e Comunidade Surda
1. Harlan Lane
Objectivo Geral
Objectivos Específicos
1.1. Harlan Lane – Biografia
1.2. The Deaf Experience: Classics in Sign Language and Education
1.2.1. Pierre Desloges
1.2.2. Saboureux de Fontenay
Jean Massieu
Autobiografia de Jean Massieu
Síntese
UNIDADE 2: Linguística das Línguas Gestuais
1. William Stokoe Jr.
Objectivo Geral
Objectivos Específicos
1.1. William Stokoe – Biografia
Querologia
Ordinais
Fracções
Dinheiro
Morfoquerologia
Morfologia
Síntese
UNIDADE 3: Educação Bilingue
3. Kristina Svartholm
Objectivo Geral
Objectivos Específicos
3.1. Kristina Svartholm – Biografia
3.2. A Educação Bilingue para Crianças Surdas na Suécia
4. A Educação Bilingue para Crianças Surdas na SuéciaKristina Svartholm (2010)
4.1. Introdução
4.2. Documentos Governamentais
4.3. Trabalho de desenvolvimento linguístico e investigação
Língua Gestual Versus Bimodalismo
4.4. O Sueco Escrito e a Educação Bilingue
Resultados
5. Situação na Suécia Hoje e Amanhã
5.1. Aconselhamento e Escolha de Colocação de Escola
6. Crianças com Implantes Cocleares
Síntese
UNIDADE 4 Neurolinguística
4. Edward Klima e Ursula Bellugi
Objectivo Geral
Objectivos Específicos
4.1. Ursula Bellugi – Biografia
4.2. Edward Klima – Biografia
4.3. Como o cérebro humano processa a linguagem? Novos estudos sobre surdos que comunicam em língua gestual indicam respostas
4.3.1. A Língua e o Cérebro
4.3.2. A Língua Gestual
4.3.3. Os hemisférios cerebrais e a Língua Gestual
4.4.4. Neuroimagem e fMRI e PET
4.4.5. Bilateralidade
4.3.6. Conclusões
4.3.7. Pesquisas futuras
Síntese
Bibliografia
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