ESTUDOS SURDOS I

Obras de Referência

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Overview
O manual Estudos Surdos I tem como grande objectivo tornar acessível à comunidade surda portuguesa algumas obras de referência publicadas por investigadores ouvintes que por terem incluído nas suas equipas pessoas surdas, os seus trabalhos atingiram um elevado rigor científico tornando-se assim, publicações de leitura obrigatória para quem pretenda investigar as comunidades surdas e as suas línguas gestuais. As pessoas surdas que integraram estas equipas tornaram-se, mais tarde, investigadores surdos de referência.Assim, o presente manual está dividido em quatro áreas de investigação, das quais seleccionámos um autor e a sua obra mais reconhecida mundialmente: História das Comunidades Surdas, Harlan Lane; Linguística das Línguas Gestuais, William Stokoe; Neurolinguística, Edward Klima e Ursula Bellugi; Educação, Kristina Svartholm.Optámos por aprofundar uma obra de cada um dos referidos investigadores em vez de apresentarmos uma infindável e monótona lista de todos os autores e trabalhos desenvolvidos nestas áreas. Esperamos que o presente manual Estudos Surdos I, seja mais um passo, no sentido de tornar acessível à comunidade surda portuguesa o conhecimento, para que de uma forma cada vez mais sustentada, os seus elementos, continuem a decidir o seu próprio futuro. Prefácio UNIDADE 1: História e Comunidade Surda 1. Harlan Lane Objectivo Geral Objectivos Específicos 1.1. Harlan Lane – Biografia 1.2. The Deaf Experience: Classics in Sign Language and Education 1.2.1. Pierre Desloges 1.2.2. Saboureux de Fontenay Jean Massieu Autobiografia de Jean Massieu Síntese UNIDADE 2: Linguística das Línguas Gestuais 1. William Stokoe Jr. Objectivo Geral Objectivos Específicos 1.1. William Stokoe – Biografia Querologia Ordinais Fracções Dinheiro Morfoquerologia Morfologia Síntese UNIDADE 3: Educação Bilingue 3. Kristina Svartholm Objectivo Geral Objectivos Específicos 3.1. Kristina Svartholm – Biografia 3.2. A Educação Bilingue para Crianças Surdas na Suécia 4. A Educação Bilingue para Crianças Surdas na SuéciaKristina Svartholm (2010) 4.1. Introdução 4.2. Documentos Governamentais 4.3. Trabalho de desenvolvimento linguístico e investigação Língua Gestual Versus Bimodalismo 4.4. O Sueco Escrito e a Educação Bilingue Resultados 5. Situação na Suécia Hoje e Amanhã 5.1. Aconselhamento e Escolha de Colocação de Escola 6. Crianças com Implantes Cocleares Síntese UNIDADE 4 Neurolinguística 4. Edward Klima e Ursula Bellugi Objectivo Geral Objectivos Específicos 4.1. Ursula Bellugi – Biografia 4.2. Edward Klima – Biografia 4.3. Como o cérebro humano processa a linguagem? Novos estudos sobre surdos que comunicam em língua gestual indicam respostas 4.3.1. A Língua e o Cérebro 4.3.2. A Língua Gestual 4.3.3. Os hemisférios cerebrais e a Língua Gestual 4.4.4. Neuroimagem e fMRI e PET 4.4.5. Bilateralidade 4.3.6. Conclusões 4.3.7. Pesquisas futuras Síntese Bibliografia
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Detalhes do produto
9789725403075

Ficha de dados

ISBN
9789725403075
Data
12-2011
Edição
Editora
UCE
Páginas
104
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção
Língua Gestual Portuguesa
Classificação temática
Ciências da Saúde » Língua Gestual
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