Dedicatória
Agradecimentos
Nota prévia da autora
UNIDADE 1: Os textos, seus fins e formas de organização
1. Objetivos da Unidade 1
1.1. Tipos e Géneros Textuais
1.1.1. Texto Narrativo/Narração
1.1.2. Descritivo/Descrição
1.1.3. Texto Expositivo ou Dissertativo / Exposição ou dissertação
1.1.4. Texto Argumentativo/Argumentação
1.1.5. Texto Informativo/Informação
1.1.6. Texto Injuntivo ou Texto Instrucional/Injunção
1.1.7. Texto Dialogado-Conversacional
1.1.7.1. Enquadramento das falas
1.2. As características de alguns géneros textuais
1.2.1. O género normativo
1.2.1.1. O regulamento
1.2.2. A declaração
1.2.3. O requerimento
1.2.4. O relatório
1.2.5. O contrato
1.3. Síntese
1.4. Avaliação formativa
UNIDADE 2: Os textos informativos e os de opinião: jornal e seus géneros
Objetivos da Unidade 2
2.1. A informação e a opinião nos jornais
2.1.1. As editorias de um jornal
2.1.2. O jornal impresso e digital
2.1.3. A divulgação virtual e impressa da comunidade surda
2.2. O texto jornalístico e os géneros que o compõem
2.2.1. A entrevista
2.2.2. A notícia
2.2.3. A reportagem
2.2.4. A nota biográfica
2.2.5. O classificado
2.3. Detalhes relevantes ao género jornalístico
2.3.1. O Título
2.3.2. Fontes de Informação
2.4. Síntese
2.5. Avaliação formativa
UNIDADE 3: Como traduzir a emoção pela escrita?
3. Objetivos da Unidade 3
3.1. O texto literário
3.1.1. Os textos literários: líricos, épicos e dramáticos
3.1.2. O texto lírico
3.1.3. O fado português
3.1.4. O texto dramático
3.2. A sinopse
3.3. Síntese
3.4. Avaliação formativa
UNIDADE 4: Os trabalhos académicos e a divulgação da ciência por meio da escrita
4. Objetivos da Unidade 4
4.1. Textos académicos, científicos ou académico-científicos?
4.2. Os textos académicos de opinião
4.2.1. A resenha
4.2.1.1. Tipos de Resenha
4.2.2. O ensaio
4.3. Os textos académico-científicos
4.3.1. A estrutura dos textos académico-científicos
4.3.1.1. O artigo
4.3.1.2. A tese ou dissertação
4.4. Detalhes relevantes e curiosidades referentes aos textos académico-científicos
4.4.1. O resumo
4.4.2. As referências bibliográficas
4.4.3. A errata
4.4.4. A submissão de artigos
4.4.5. A Declaração de Helsínquia ou Helsinque
4.4.6. Os direitos de autor
4.5. Síntese
4.6. Avaliação formativa
UNIDADE 5: Epa! Escreve o que tu pensas, sentes e queres, mas evita gralhas
5. Objetivos da Unidade 5
5.1. Os percursos da escrita
5.1.1. A planificação
5.1.2. A redação
5.1.3. A revisão
5.1.3.1. A revisão das preposições e artigos
5.1.3.2. A revisão dos pronomes
5.2. A Língua Portuguesa no mundo
5.2.1. As diferenças de falares do português dentro de Portugal
5.3. Síntese
5.4. Avaliação formativa
Despedida da Autora
Referências Bibliográficas
Deixe um comentário