O manual debruça-se sobre as especificidades do ensino e aprendizagem das línguas gestuais como segunda língua. Descreve algumas estratégias que devem ser utilizadas pelo professor, tendo em conta que se trata de uma língua vísuo-espacial. Refere algumas dificuldades típicas dos ouvintes na aprendizagem da língua gestual como segunda língua. Aborda, também, a situação atual da formação da LGP-L2, servindo-se do quadro europeu comum de referência para as línguas. Reflete, ainda, sobre a necessidade de uniformizar um sistema de avaliação da LGP-L2, a nível nacional. Por fim, ilustra atividades que podem servir de exemplo para o professor de LGP. Nota prévia da Autora
Agradecimentos
UNIDADE 1: Ensino e aprendizagem da LG – L2
1. Objetivos da Unidade
1.1. Especificidades no ensino e aprendizagem da LG-L2
1.1.1. Estratégias utilizadas no ensino da LG-L2
1.1.2. Dificuldades características dos alunos ouvintes
1.2. Exemplos no ensino da LG-L2
1.2.1. American Sign Language (ASL) – L2
1.2.2. Lengua de Signos Española (LSE) – L2
1.2.3. Ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – L2
Síntese
Avaliação
Leituras recomendadas
UNIDADE 2: Ensino e aprendizagem da LGP – L2
2. Objetivos da Unidade
2.1. Ensino da LGP-L2
2.2. Cursos de LGP-L2
2.3. Aprendizagem da LGP-L2
2.4. Avaliação e certificação da LGP-L2
Síntese
Avaliação
UNIDADE 3: Propostas para o ensino da LGP-L2
3. Objetivos da Unidade
3.1. Proposta de programa para o ensino LGP – L2
3.2. Propostas de atividades para o nível 1
Primeiro contato (apresentações, dados pessoais)
Saudações e cortesia
Família e relacionamentos pessoais
Comida e bebida (fazer compras, ir ao restaurante)
Números e quantidades
Alfabeto
Corpo
Rotina diária e calendário
Tarefas domésticas
Divisões e objetos de casa
Vestuário (padrões e cores)
Escola e emprego
Síntese
Avaliação Formativa
Bibliografia
Leia mais
Deixe um comentário