PRINCÍPIOS DE GESTÃO PARA MUNICÍPIOS

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Overview
Este livro destina-se a ser lido e utilizado por autarcas, presidentes de câmara e vereadores em funções, ou candidatos ao exercício de funções na câmara municipal. Pretende também sensibilizar o poder político para eventuais alterações legislativas, no sentido da melhoria da capacidade de gestão dos Eleitos. Todos os portugueses são munícipes pois contribuímos para as receitas dos municípios, diretamente, através do pagamento dos impostos municipais, de taxas relativas a serviços prestados pelo município, como por exemplo, uma licença municipal. E pagamos, indiretamente, pois uma parte dos nossos impostos (IVA, IRS, IRC), constituem receitas dos Municípios, através das transferências recebidas diretamente do orçamento geral do estado. Por essa razão, este livro também poderá interessar a qualquer munícipe. Capítulo 1 – Introdução 1. A gestão é uma ciência 2. Municípios Capítulo 2 – Marketing, para que te quero! 1. Marketing, todos precisam! 2. Marketing, que é isso? 3. Tenho as infraestruturas todas... 4. Nova Iorque adotou o Marketing... 5. O Marketing pode fazer aumentar as receitas das maiores cidades... Capitulo 3 – Do programa eleitoral para o Plano Estratégico 1. Estabelecer direções com Planos Estratégicos eficazes 2. Modelo relacional dos conceitos de gestão estratégica 3. Boas práticas na elaboração do plano estratégico na área pública 4. Principais modelos de diagnóstico estratégico 5. Ferramentas de monitorização estratégica Capitulo 4 – Guião para a mudança organizacional e o desenvolvimento da liderança 1. Introdução 2. O porquê de um guião 3. Um caso prático 4. Conclusões Capitulo 5 – Gestão orçamental, económica e financeira 1. Introdução 2. O POCAL 3. A atividade económica e a contabilidade 4. A Gestão do desempenho organizacional 5. O exemplo do Município de Oliveira de Azeméis Capitulo 6 – Gestão do Risco de Aplicação da Legislação 1. Enquadramento e contextualização 2. A gestão de riscos nos Municípios e a função Compliance 3. Instrumento de gestão do risco de aplicação da legislação 4. Conclusões Capitulo 7 – Gestão de projetos para obter resultados 1. O que é a gestão de projetos? 2. Conceitos de gestão de projetos 3. Equipas de Projetos e o sucesso da gestão dos projetos 4. Ciclo de vida de projeto 5. Recursos, custos e contratos Capitulo 8 – Sistemas de Informação e estratégia municipal 1. O Alinhamento estratégico de SI para a competitividade municipal 2. eMunicipal/Balcão Único Municipal – a gestão eletrónica central do munícipe 3. O Município é um ponto único de acesso ao munícipe 4. A mobilidade da informação – Do munícipe para o município e vice-versa 5. A partilha da informação também é do munícipe para o município 6. As vantagens da Cloud para os municípios 7. Tecnologias abertas municipais Capitulo 9 – Análise da satisfação dos munícipes 1. A satisfação de clientes, os fatores determinantes da satisfação e os modelos standard de avaliação da satisfação 2. Principais fases de modelização e metodologia de estimação de resultados 3. O “modelo de avaliação da satisfação dos munícipes” e o índice de satisfação do munícipe 4. Resultados nacionais da “avaliação da satisfação dos munícipes” – ano 2014 Notas biográficas
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Detalhes do produto
9789725404430

Ficha de dados

ISBN
9789725404430
Data
01-2015
Edição
Editora
UCE
Páginas
176
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção ou Revista
Investigação
Classificação temática
Ciências Sociais » Gestão e Contabilidade
Coord./Org.
Coordenação: João Ralha
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