Tradição e Inovação
Christine Wassermann Beirão | Constança Vieira de Andrade | Gonçalo Vasconcelos e Sousa | Henrique Luís Gomes de Araújo | João-Heitor Rigaud | Jorge Castro Ribeiro | Manuel Deniz Silva | Maria do Rosário Pestana | Sofia Lourenço | Tiago Manuel da Hora
Esta Obra para além de revelar a atividade da Sociedade Orpheon Portuense, é, também, um estudo de fundo dos meios de produção cultural, padrões de consumo, conceções de estética musical e, ainda, de práticas sociais, possibilitando um conhecimento da cidade do Porto, assim como do país neste período.
Índice
Nota Prévia
Prefácio
O Orpheon Portuense: O amor pela música de uma elite cosmopolita
O Porto ao tempo da fundação do Orpheon Portuense
História institucional do Orpheon Portuense
Músicos e empresários, fundadores do Orpheon Portuense
Vida e obra de Moreira de Sá no passado e no presente
Cidadanias modernas: Itinerários de Ernesto Maia no movimento associativo, prática coral e crítica musical na cidade do Porto (1880-1910)
A contribuição do Orpheon Portuense para a divulgação da música portuguesa
O Orpheon Portuense no contexto das sociabilidades musicais eruditas em Portugal: notas para um roteiro de pesquisa
Encontro e sintonia com a modernidade europeia: a música orquestral na história do Orpheon Portuense
A arte de saber ouvir: a música de câmara na história do Orpheon Portuense
De Moreira de Sá a Michael Zilm: um mosaico de grandes regentes
Cem anos da arte do piano: os pianistas na Sociedade de Concertos Orpheon Portuense (1886-2008)
Um século de canção de câmara no Orpheon Portuense
Tecnologia, inovação e património imaterial de uma sociedade musical
Cronologia institucional
Posfácio
Índice remissivo
CD
Listagem da atividade artística do Orpheon Portuense (1881-2008)
Listagem de recitais com piano
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