NIETZSCHE

A Filosofia de outro Ocidente (2 volumes)

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Overview

Nietzsche – A filosofia de outro Ocidente visa contribuir para um conhecimento mais amplo e mais autêntico do pensamento filosófico de Nietzsche, sobretudo em Portugal. Começando por contextualizar o pensamento filosófico, político, cultural e social do tempo de Nietzsche, o presente estudo interpreta a obra e a filosofia do autor alemão em termos de uma alternativa de pensamento que deverá constituir referencial da refundação do Ocidente. Corporizando a crítica que Nietzsche empreende em relação às concepções do pensamento (platonismo e cristianismo) que está na base da metafísica, da religião, da cultura e da civilização do Ocidente, este estudo explícita e sistematiza a contraproposta de pensamento do autor alemão à luz da metafísica da vontade de poder e/ou do Eterno Retorno e do misticismo dionisíaco-zoroástrico. Fazendo supor a ruptura com a Grécia clássica de Sócrates e Platão como referencial originário da metafísica do Ocidente, bem como com o judeu-cristianismo de Israel e da Igreja como doxa da religião, Nietzsche – A filosofia de outro Ocidente indexa ao autor alemão a posição de que a Grécia filosófica antiga (pré-socrática e dionisíaca) e a Pérsia do misticismo metafísico de Zoroastro deverão ser constituídas nas matricialidades filosófico-religiosas a partir das quais a filosofia e a religião deverão passar a ser concebidas e afirmadas.

Índice

Introdução 

PARTE PRIMEIRA

Para a contextualização de Nietzsche e do seu pensamento

Capítulo I. Nietzsche e o pensamento do seu tempo 

Cientismo e positivismo 

Democracia e socialismo 

Luzes e modernidade 

Decadência e romantismo 

Capítulo II. A filosofia de uma biografia 

A vida e a obra de Nietzsche vistas de perfil: a condição aristocrática e as adversidades

Reinterpretação, autobiografia e missão 

Capítulo III. A interlocução do pensamento de Nietzsche 

A interlocução do pensamento de Nietzsche no campo filosófico

A especial interlocução com Schopenhauer 1

Outros casos de interlocução filosófica importantes: Epicuro e Platão, Montaigne e Spinoza, Rousseau e Pascal

A interlocução com outros filósofos: Heraclito e Sócrates

Descartes e Voltaire, Kant, Hegel e Comte

A interlocução do pensamento de Nietzsche no campo artístico 

A especial interlocução com Wagner 

Outros casos de especial interlocução a nível artístico-musical

Beethoven, Mozart

Casos de especial interlocução a nível artístico-literário

Homero, Goethe

Capítulo IV. A Alemanha, a França e os judeus na obra e no pensamento de Nietzsche

“Ser um bom alemão é deixar de ser alemão” 

A desidentificação com a Alemanha e a afinidade com a França 

Defesa crítica dos judeus e rejeição intransigente do antissemitismo 

Capítulo V. A Filosofia como saber dionisíaco 

Insatisfação face à “Filologia”: a apetência da “Filosofia” 

A missão da “Filosofia”: «criar valores» e «fazer a lei» 

A “Filosofia” como saber independente da “Teologia” e oposto não “idealismo”

A “Filosofia” como saber “dionisíaco” e/ou de “eterno retorno”: uma “filosofia dionisíaca”

Sócrates e o primado da “razão” e do “homem teórico”: a morte do “dionisíaco”

PARTE SEGUNDA

A crítica dos valores superiores: o pensamento de Nietzsche por via de negação

Capítulo I. A metafísica como “inversão do platonismo”: o “nihilismo” do “Mundo-Verdade” e a realidade do “Mundo-Aparência”

A “Verdade” como objeto da “razão” e da “des-razão” 

O “nihilismo” do “Mundo-Aparência” como projeção do “Mundo-Verdade”

O “nihilismo” do “Mundo-Verdade” e a “realidade” do “Mundo-Aparência”

Do “platonismo” à “fenomenologia” e à “interpretação” a “realidade aparente” como “sujeito-objeto”

Capítulo II. A moralidade como metafísica de valores; a negação da “moral absoluta”

Aproximação à filosofia moral de Nietzsche 

Pressupostos e perspetivas de ordem antropológica 

A natureza do “homem”: um ser “indivíduo”, um “animal” de “corpo-espírito”, “egoísta” e com “instintos”

Grandeza e limites do “homem”: a vontade de “poder” e de “vida”, o “mal”, a “hierarquia dos bens”, a “contemplação”, o mistério do “espírito” e do “invisível”, a “redenção da necessidade”

O “pathos da distância” como fundamento da “desigualdade” dos homens: o “nobre” e o “aristocrata”

A relação do “homem” e do Mundo 

Pressupostos e perspetivas de ordem genealógica 

A “origem da moral”: a “moral dos senhores” e a “moral dos escravos” 

A “moral cristã”: a “revolta dos escravos na moral” 

Da morte da “moral absoluta” à moralidade da “metafísica de valores” 

Capítulo III. A ordem do Mundo como “mecanismo imperfeito”: a rejeição do providencialismo do Mundo

O Mundo como “força” e “energia”, “caos” e “mal”, “tempo-espaço” 

“Causa efficiens” e “causa finalis” são a mesma coisa: no Mundo não há “causas finais”

Nem a “necessidade absoluta”, nem a “finalidade” metafísica, mas o “mecanismo imperfeito” como conceção da ordem do Mundo

O “mecanismo imperfeito” do Mundo como movimento de “Eterno Retorno”: uma conceção de essência “misteriosa”

Convergências e afinidades entre Nietzsche, Sampaio (Bruno) e Schelling

O Mundo é “Tempo alterado ou Espaço” 4

O Mundo como “necessidade derivada” e “contingência da liberdade” e não como “necessidade absoluta” e “contingência real”

A ordem e/ou o funcionamento do Mundo como “mecanismo 

teleológico” e não como “finalidade” metafísica

Capítulo IV. A religião como expressão da natureza, da vida e da vontade de viver: nem o cristianismo, nem o Deus cristão, nem o budismo

Razões de uma comum rejeição de “cristianismo” e “budismo”: duas religiões “nihilistas” e de “decadência”

Razões de uma especial rejeição do “cristianismo” (a “vontade 549 de poder”, a “vontade de viver”, o “Evangelho”, o “homem de razão”)

O “cristianismo” como religião divorciada do “homem” e da “razão” 

O “cristianismo” como religião de “fraqueza”, de “ressentimento” e de “vingança”

O “cristianismo” como “religião da piedade” 

O “cristianismo” da “Igreja” como “antítese do Evangelho” 

A proclamação da morte do “Deus cristão”: “morte de Deus”? 

A “transmutação de todos os valores” como contraponto da rejeição do “cristianismo”

Índice onomástico 

Índice sistemático 

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Índice
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Detalhes do produto
9789898366894

Ficha de dados

ISBN
9789898366894
Data
12-2015
Edição
Editora
UCP | Porto
Páginas
1035
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção
Fora de Coleção
Classificação temática
Artes e Humanidades » Filosofia
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