AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS TEIP

Leia mais Coordenação: Cristina Palmeirão | José Matias Alves
Overview

Poder-se-á afirmar que a coletânea de textos construídos por uma diversidade de autores, trabalhando em diferentes contextos, se constitui como um horizonte de possibilidade de renovação das práticas educativas. E isto porque a avaliação externa pressupõe uma autoavaliação participada que aconselha a revisitar (e responder) 4 questões fundamentais: i) como é que a organização educativa de vê a si própria nos modos de planear, executar, monitorizar e avaliar a ação educativa; ii) de que forma as lideranças criam dinâmicas de autoconhecimento, inovação e melhoria, iii) como se garante a qualidade educativa para todos os alunos e se contribui para o desenvolvimento da comunidade educativa e iv) como têm evoluído os resultados académicos e sociais dos alunos.

Através de contributos plurais, temos acesso a uma diversidade de perspetivas que convocam a avaliação externa como dispositivo de ao serviço do enriquecimento das práticas educativas.

Como referem os organizadores da edição, uma escola mais inclusiva passa “pela construção e desenvolvimento de comunidades profissionais de aprendizagem que fazem do “ofício” de fazer aprender todos os alunos um imperativo ético e um compromisso inalienável”. E este imperativo e este compromisso só é atingível através de dinâmicas de autognose, metamorfose e melhoria dos processos e resultados.

Introdução

Avaliação externa das escolas TEIP: Um lento caminho de possibilidades  

Cristina Palmeirão e José Matias Alves

Os territórios educativos de intervenção prioritária como espaços de mudança e inovação

Estela Costa 

Desafios e oportunidades: rumo à transformação e melhoria

Cátia Fraga e Sandra Almeida

O serviço de apoio à melhoria da educação. Os primeiros dez anos

Cristina Palmeirão e José Matias Alves

Quarta geração TEIP. Para uma intervenção organizacional e pedagógica nos critérios de avaliação

Fátima Braga

Avaliação de contexto e com contexto - busca permanente de um futuro educativo para todos

José Alexandre de Sá Pacheco

Avaliação externa: ‘TOOLKIT’ para perspetivar a transformação da educação

Lídia Serra

Uma escola que sonha é uma escola que vive. 

Helena Nogueira e Sandra Morais

Grupos interativos. Transformar e melhorar o trabalho em sala de aula

Maria Bibiana dos Santos Cunha Monteiro

Avaliação externa das escolas TEIP. Perceção interna do processo

Sérgio Almeida

Leia mais
Sinopse
Índice
Comentários
Deixe-nos o primeiro comentário!

Deixe um comentário

  • Avaliação:
Descreva este livro utilizando apenas adjetivos ou uma frase curta.
Importar imagens:
Arraste as imagens para aqui ou click para importar.
Detalhes do produto
9789725410356

Ficha de dados

ISBN
9789725410356
Data
05-2024
Edição
Editora
UCP Editora
Páginas
109
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção
Estudos de Educação
Coord./Org.
Coordenação: Cristina Palmeirão | José Matias Alves
Títulos relacionados
Pesquisas recentes

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login