Transformação e melhoria
Cátia Fraga | Estela Costa | Fátima Braga | Helena Nogueira | José Alexandre de Sá Pacheco | Lídia Serra | Maria Bibiana Cunha Monteiro | Sandra Almeida | Sandra Morais | Sérgio Almeida
Poder-se-á afirmar que a coletânea de textos construídos por uma diversidade de autores, trabalhando em diferentes contextos, se constitui como um horizonte de possibilidade de renovação das práticas educativas. E isto porque a avaliação externa pressupõe uma autoavaliação participada que aconselha a revisitar (e responder) 4 questões fundamentais: i) como é que a organização educativa de vê a si própria nos modos de planear, executar, monitorizar e avaliar a ação educativa; ii) de que forma as lideranças criam dinâmicas de autoconhecimento, inovação e melhoria, iii) como se garante a qualidade educativa para todos os alunos e se contribui para o desenvolvimento da comunidade educativa e iv) como têm evoluído os resultados académicos e sociais dos alunos.
Através de contributos plurais, temos acesso a uma diversidade de perspetivas que convocam a avaliação externa como dispositivo de ao serviço do enriquecimento das práticas educativas.
Como referem os organizadores da edição, uma escola mais inclusiva passa “pela construção e desenvolvimento de comunidades profissionais de aprendizagem que fazem do “ofício” de fazer aprender todos os alunos um imperativo ético e um compromisso inalienável”. E este imperativo e este compromisso só é atingível através de dinâmicas de autognose, metamorfose e melhoria dos processos e resultados.
Introdução
Avaliação externa das escolas TEIP: Um lento caminho de possibilidades
Cristina Palmeirão e José Matias Alves
Os territórios educativos de intervenção prioritária como espaços de mudança e inovação
Estela Costa
Desafios e oportunidades: rumo à transformação e melhoria
Cátia Fraga e Sandra Almeida
O serviço de apoio à melhoria da educação. Os primeiros dez anos
Cristina Palmeirão e José Matias Alves
Quarta geração TEIP. Para uma intervenção organizacional e pedagógica nos critérios de avaliação
Fátima Braga
Avaliação de contexto e com contexto - busca permanente de um futuro educativo para todos
José Alexandre de Sá Pacheco
Avaliação externa: ‘TOOLKIT’ para perspetivar a transformação da educação
Lídia Serra
Uma escola que sonha é uma escola que vive.
Helena Nogueira e Sandra Morais
Grupos interativos. Transformar e melhorar o trabalho em sala de aula
Maria Bibiana dos Santos Cunha Monteiro
Avaliação externa das escolas TEIP. Perceção interna do processo
Sérgio Almeida
Deixe um comentário