Desafiando os paradigmas mais tradicionais
A metáfora “Escolas sobre os ombros de Gigantes” traduz a visão que queremos fazer sobressair da ação das escolas inscritas no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). A perspetiva vivida é de melhoria contínua, seguindo uma metodologia de trabalho analítica constante e de reconstrução compreensiva das aprendizagens e do valor da educação. Na diversidade de entendimentos, as escolas TEIP engrandecem os princípios da escola cultural e inclusiva. Ou seja, uma escola para todos qualquer que seja a sua circunstância, assumindo assim o compromisso reiterado no Decreto-Lei n.º 54/2018 e definido no quadro da UNESCO (2009).
Introdução
Escolas sobre os ombros de gigantes: desafiando os paradigmas mais tradicionais
Cristina Palmeirão e José Matias Alves
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – estigma ou inclusão: o difícil caminho para a equidade
Maria João Horta, Cristina Paula e José Vítor Pedroso
Ensino Secundário no AE Pedrouços. Um processo contínuo de melhoria
Sérgio Almeida
Partilhando emoções: em busca de um sentido pela arte
António Pinho
TEIP: génese de uma cultura de melhoria contínua. Um olhar interno e externo
António Branco Oliveira
(Re)Pensar a escola – INCLUD-ED
Hugo Manuel da Cruz Almeida
Gestão curricular e avaliação. Questões emergentes
Fátima Braga
«Histórias da Ajudaris» Um projeto solidário de empreendedorismo e inovação social
Maria Teresa da Silva Freitas Tavares
Flexibilidade 2.0. Plano de Inovação Pedagógica
Jorge Gonçalves
Da ainda curta história de uma EMAEI de uma escola TEIP
Cristina Paiva, Helder alves, Maria Emília Pereira, Paulo Páscoa, Telmo Diegues, Rita Dias e Rosa Rocha
Sobre a avaliação pedagógica: a desconstrução do conceito e reconstrução dos processos (percursos formativos)
Alexandra P. Carneiro
Posso avançar? Comunidade de partilha de práticas RED – escolher e partilhar atividades digitais com feedback
Branca Maria Pereira
Ficha de dados
- ISBN
- 9789899058064
- Data
- 07-2021
- Edição
- 1ª
- Editora
- UCP | Porto
- Páginas
- 124
- Tipo de produto
- Livro
- Idioma
- Português
- Coleção
- Estudos de Educação
- Classificação temática
- Artes e Humanidades » Educação
- Coord./Org.
- Coordenação: Cristina Palmeirão | José Matias Alves
Deixe um comentário