O objetivo principal deste livro é documentar e analisar a receção do cinema mudo de expressão alemã em Portugal desde o surgimento da sétima arte até ao aparecimento e implementação do filme sonoro no início da década dos anos 30. Além de aspetos estéticos e teóricos, investigam-se os fatores históricos, políticos, económicos e tecnológicos que determinaram a importação e distribuição das películas em apreço. Esta primeira apresentação de largo espectro da crítica cinematográfica portuguesa da época fornece uma base para posteriores estudos complementares e transdisciplinares. A abordagem foca o papel da imprensa especializada portuguesa como instrumento que registou e influenciou processos de seleção e a receção da produção cinematográfica alemã, austríaca e suíça em Portugal.
Índice
Agradecimentos
Introdução
1. O cinema mudo
1.1. As primeiras revistas especializadas em Portugal e as notícias sobre a produção alemã
1.2. A implementação da cinematografia em Portugal e a influência alemã
1.3. A Primeira Guerra Mundial e a sua apresentação cinematográfica
1.4. O contexto económico-político para a (re)exibição de filmes de expressão alemã em Portugal após a Primeira Guerra Mundial
2. A receção do cinema mudo de expressão alemã durante os anos 20
2.1. A receção tardia de dois filmes de autor
2.2. O cinema expressionista
2.3. O drama histórico – género cinematográfico preferido
2.4. Comédias, filmes de aventura, de amor e de dança
2.5. Filmes contra a corrente, desenhos animados, ficção científica, o Bergfilm e desporto
2.6. O Kammerspiel
2.7. O Kulturfilm
3. Destaque para o realizador Fritz Lang
3.1. O percurso do realizador
3.2. Os filmes mudos que criaram a reputação de Fritz Lang em Portugal
4. O fascínio de Neubabelsberg
4.1. A internacionalização
4.2. O estrelato
4.3. Aspetos da colaboração luso-alemã
4.4. Artur Duarte na fábrica dos sonhos
5. O cinema mudo de expressão alemã na crítica, na teoria e nas histórias do cinema
5.1. A crítica e a teoria na era do cinema mudo
5.2. Teatro versus cinema mudo
5.3. Cinema mudo versus cinema sonoro
5.4. O cinema mudo de expressão alemã na crítica e na teoria portuguesas
5.5. O cinema mudo de expressão alemã nas histórias do cinema publicadas em Portugal
6. A redescoberta do cinema mudo de expressão alemã na crítica em Portugal
7. Conclusão
Bibliografia
Deixe um comentário