Falar de «ecologia dos media» e recordar a de Marshall McLuhan e Neil Postman, entre outros, como os fundadores deste conceito. Quando, em 2000, Neil Postman proferiu a conferencia com que inaugurou a convenção da Media Ecology Association, pode explicar o significado da expressão «media ecology» para, depois, lançar aquelas perguntas que ele considera serem fundamentais, para que os media digitais estejam, de facto, ao serviço do ser humano, potenciando uma cada vez maior humanização da humanidade. De modo sintético, as questões centram-se em torno de quatro eixos: perceber se os novos media potenciam o pensamento racional; em que medida contribuem para o desenvolvimento de processos democráticos; se oferecem, ou não, um maior acesso a informação significativa; e, por fim, se potenciam o aumento de uma consciência ética que promova uma maior bondade entre os humanos.
in Editorial
Luís Miguel Figueiredo Rodrigues
ÍNDICE
Editorial
Luis Miguel Figueiredo Rodrigues
Dossier Temático
Friendship as a Theological Category
Darlan Aurelio de Aviz
Habiter la maison numerique
Gemma Serrano
L’universo dell’umano digitale. Annuncio apofatico ed epifania del kerygma
Rocco Predoti
A cultura digital no magistério do Papa Francisco
Filipe Domingues
Quelques defis du numerique pour une e-catechese
Francois-Xavier Amherdt
Seven Digital Challenges For An E-Catechesis
Francois-Xavier Amherdt
Pastoral onlife : uma perspectiva ecológica e integral da comunicacao da fé
Moisés Sbardelotto
Presença cristã no metaverso: perspectivas e desafios pastorais a partir do estudo de caso do LagoVerso
Aline Amaro da Silva, Marcus Túlio Oliveira Neto
Artigos Varia
Escarabajos y mariposas: El mundo es algo mas que un problema a resolver
Maria Angeles Martin, Pablo Martinez de Anguita
Notas e Comentários
Thomaz, Luis Filipe. Ucrânia: as lições da História e outros estudos sobre o Oriente Cristão.
Lisboa: Gradiva, 2022, 323 pp.
Domingos Tavares Campos
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