ESCOLAS SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

Desafiando os paradigmas mais tradicionais

OpenAccess.png CCBy.png

Leia mais Coordenação: Cristina Palmeirão | José Matias Alves
Overview

A metáfora “Escolas sobre os ombros de Gigantes” traduz a visão que queremos fazer sobressair da ação das escolas inscritas no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). A perspetiva vivida é de melhoria contínua, seguindo uma metodologia de trabalho analítica constante e de reconstrução compreensiva das aprendizagens e do valor da educação. Na diversidade de entendimentos, as escolas TEIP engrandecem os princípios da escola cultural e inclusiva. Ou seja, uma escola para todos qualquer que seja a sua circunstância, assumindo assim o compromisso reiterado no Decreto-Lei n.º 54/2018 e definido no quadro da UNESCO (2009).

Introdução 

Escolas sobre os ombros de gigantes: desafiando os paradigmas mais tradicionais

Cristina Palmeirão e José Matias Alves

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – estigma ou inclusão: o difícil caminho para a equidade

Maria João Horta, Cristina Paula e José Vítor Pedroso

Ensino Secundário no AE Pedrouços. Um processo contínuo de melhoria

Sérgio Almeida

Partilhando emoções: em busca de um sentido pela arte

António Pinho

TEIP: génese de uma cultura de melhoria contínua. Um olhar interno e externo

António Branco Oliveira

(Re)Pensar a escola – INCLUD-ED

Hugo Manuel da Cruz Almeida

Gestão curricular e avaliação. Questões emergentes

Fátima Braga

«Histórias da Ajudaris» Um projeto solidário de empreendedorismo e inovação social

Maria Teresa da Silva Freitas Tavares

Flexibilidade 2.0. Plano de Inovação Pedagógica

Jorge Gonçalves

Da ainda curta história de uma EMAEI de uma escola TEIP

Cristina Paiva, Helder alves, Maria Emília Pereira, Paulo Páscoa, Telmo Diegues, Rita Dias e Rosa Rocha

Sobre a avaliação pedagógica: a desconstrução do conceito e reconstrução dos processos (percursos formativos)

Alexandra P. Carneiro

Posso avançar? Comunidade de partilha de práticas RED – escolher e partilhar atividades digitais com feedback

Branca Maria Pereira

Leia mais
Sinopse
Índice
Comentários
Deixe-nos o primeiro comentário!

Deixe um comentário

  • Avaliação:
Descreva este livro utilizando apenas adjetivos ou uma frase curta.
Importar imagens:
Arraste as imagens para aqui ou click para importar.
Detalhes do produto
9789899058064

Ficha de dados

ISBN
9789899058064
Data
07-2021
Edição
Editora
UCP | Porto
Páginas
124
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção ou Revista
Digital
Classificação temática
Artes e Humanidades » Educação
Coord./Org.
Coordenação: Cristina Palmeirão | José Matias Alves
Títulos relacionados
Pesquisas recentes

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login