ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE SÃO VICENTE DE PAULO

Uma história ao Serviço da Formação

Leia mais
Oferta especial limitada
19,80 € 22,00 €
DESCONTO-10%
Overview
Escrever as nossas memórias sobre as escolas que frequentámos, ou as organizações onde trabalhámos, é comum. Mas não são frequentes os estudos sobre modelos de formação e ambientes de educação que perduram no tempo, por várias décadas, com bons frutos. Este estudo apresenta um caso de sucesso, deixando transparecer a paixão do serviço vivida na instituição de que a autora se apropriou e que agora nos transfere.Margarida Vieira, Diretora-Adjunta do Instituto de Ciências da Saúde - Porto Agradecimentos Abreviaturas, Siglas e Acrónimos Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE Modelos de formação: Da formação à margem do sistema à educação integrada Capítulo I – A Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo: a génese, o contexto histórico e o enquadramento temporal 1. A Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo: da origem à transmissão 1.1. Entre a origem da escola e a integração no sistema 1.2. Da integração da escola no sistema à transmissão 2. A Escola Superior de Enfermagem de S. Vicente de Paulo: a história na história das escolas de enfermagem e da profissão 2.1. Um olhar sobre a literatura da história da enfermagem 2.2. Síntese analítica: da história aos modelos de formação SEGUNDA PARTE Na procura de um modelo de formação em enfermagem Capítulo I – O percurso metodológico da investigação: estudo de caso histórico organizacional TERCEIRA PARTE Na descoberta de um modelo de formação Capítulo I – Atores da formação: construção identitária 1. De aluno a enfermeiro – que percurso? 1.1. Opção pela realização do curso de enfermagem na Escola de Enfermagem de S. Vicente de Paulo 1.2. O professor-modelo 1.3. Construção simbólica da identidade 1.4. Experiências fundadoras 2. De enfermeiro a professor – Os percursos 2.1. Os modos de integração 2.2. Identidade herdada 2.3. Identidade construída 3. Relação pedagógica 3.1. Na formalidade 3.2. Na proximidade Capítulo II – Os curricula na formação: Uma filosofia de apropriação 1. Orientação filosófica e desenvolvimento curricular 1.1. Desenvolvimento curricular impresso na diversidade 1.2. A articulação teoria/prática 1.3. Transversalidade das dimensões ética e moral 1.4. Desenvolvimento de atitude científica 2. Orientação e ação didática 2.1. Na vanguarda dos modos de ensinar e aprender 2.2. A avaliação: um processo de crescimento dos atores 3. O cuidar centrado na pessoa 3.1. O cuidado no cuidar 3.2. Formar para os valores Capítulo III – Os contextos: espaços de formação 1. O contexto escola – espaço de sentido e ação 1.1. A escola enquanto comunidade educativa 1.2. O contexto escola: espaço de interação 2. Os contextos clínicos 2.1. Cenários de desenvolvimento 2.2. Relação: escola/contextos clínicos As conclusões: Dimensões centrais do modelo de formação da ESESVP Bibliografia citada e referenciada Anexos Posfácio
Leia mais
Sinopse
Índice
Comentários
Deixe-nos o primeiro comentário!

Deixe um comentário

  • Avaliação:
Descreva este livro utilizando apenas adjetivos ou uma frase curta.
Importar imagens:
Arraste as imagens para aqui ou click para importar.
Detalhes do produto
9789725405758

Ficha de dados

ISBN
9789725405758
Data
11-2017
Edição
Editora
UCE
Páginas
368
Dimensões
16x230x2 mm
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção
Biblioteca de Investigação
Classificação temática
Ciências da Saúde » Enfermagem
Títulos relacionados
Pesquisas recentes

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login