Enquanto saber científico vocacionado para o enquadramento da praxis educativa desenvolvida numa perspectiva de intervenção social, a Pedagogia Social ocupa hoje uma posição fundamental no seio do pensamento educacional contemporâneo, constituindo mesmo um dos seus eixos de refundação paradigmática. Cunhado pelos valores de universalidade e solidariedade, o projecto antropológico que configura a cidadania do século XXI assenta na valorização da educação enquanto factor chave para o desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as comunidades e de todas as cidades. Neste entendimento, a unidade de Pedagogia Social da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa tem vindo nos últimos anos a procurar evidenciar o lugar da racionalidade sociopedagógica no seio das ciências da educação através de um projecto integrado de investigação, formação e publicação, gerador de conhecimento inovador em torno de temáticas como: responsabilidade social da escola, voluntariado social, mediação social, regulação sociocomunitária da educação e dimensão ética da intervenção socioeducativa. Embora constituindo uma área recente em Portugal, a Pedagogia Social conta já, no nosso país, com um capital de conhecimento muito significativo, tanto do ponto de vista teórico como prático. A revista «Cadernos de Pedagogia Social», editada desde 2007, visa justamente criar oportunidades de partilha desse conhecimento, numa linha de promoção de dinâmicas de hospitalidade interdisciplinar e interuniversitária consideradas vitais para o processo de desenvolvimento de uma identidade científica consistente. Provenientes de diferentes contextos académicos, nacionais e internacionais, os textos publicados neste terceiro número são igualmente expressivos dessa preocupação. Destacando-se neste sentido o contributo de prestigiados
autores estrangeiros como Sarah Banks (Durham University, UK) e Dalija Snieškiene ( Vytauto Didžiojo Universitetas, Lituânia) que passam a integrar o Conselho Editoria
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