Vivências cristãs em contexto islâmico. Coletânea de ensaios e estudos

Recensão publicada em 2019, no n.º 40 da Lusitânia Sacra O mar no imaginário religioso: cultos, espaços e representações, páginas 339-342

Vivências cristãs em contexto islâmico. Coletânea de ensaios e estudos, da autoria de Adel Yussef Sidarus foi publicado pela Universidade Católica Editora em março de 2019. É uma obra que nos apresenta um conjunto fecundo e cativante de textos sobre temas pouco conhecidos, mas da maior importância e atualidade. Estes textos põem a tónica não só na tradição cristã copta, mas também no diálogo mais amplo entre o Cristianismo e o Islão.

Na sua recensão, Catarina Belo aborda o Prefácio, a Nota preliminar e cada um dos 11 capítulos que compõem este livro. Conclui a sua apreciação dizendo-nos que: Esta obra, erudita mas acessível, versa sobre vários assuntos relacionados com o diálogo interreligioso, o estatuto das minorias cristãs no Médio Oriente, e aquilo que caracteriza e distingue os árabes cristãos, com um enfoque especial nos cristãos árabes do Egipto, nomeadamente os coptas – sendo todos estes temas centrais da actualidade e cuja história urge compreender – numa contribuição decisiva para o panorama literário português sobre estas temáticas.

Títulos relacionados
Artigos relacionados
Deixe um comentário
Deixar uma resposta
Por favor faça login para submeter um comentário.

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login