Uma Anatomia do Poder Eclesiástico

Notícia publicada a 5 de agosto de 2022, em “Ponto SJ - o portal dos jesuítas em Portugal

Uma Anatomia do Poder Eclesiástico tem o objetivo de contribuir para prevenir e impedir subversões das dinâmicas de vida eclesial conducentes a qualquer tipo de abuso, seja sexual, de autoridade ou de consciência.

Esta obra integra o projeto CUIDAR1, foi publicada pela Universidade Católica Editora em junho de 2022 e resulta de um trabalho conjunto de oito teólogos sob a coordenação do P. João Eleutério, um dos autores.

Neste artigo publicado no portal Jesuítas em Portugal, é o próprio P. João Eleutério quem conta a história deste livro. E fá-lo na primeira pessoa, enquanto coordenador, começando pelo desafio que lhe foi lançado em setembro de 2020 pelo P. Luís Marinho, assistente nacional do CNE – Corpo Nacional de Escutas – e um dos atores do projeto CUIDAR. O desafio de, na sua qualidade de teólogo, apresentar uma reflexão sobre o flagelo do abuso sexual de crianças por membros da Igreja.

Um desafio pertinente e exigente, que evoluiria de um projeto de reflexão própria para uma abordagem pluridisciplinar e colegial de vários autores.

"Desde o início tomei uma opção metodológica: a de não partilhar nenhum dos textos recebidos com os outros autores, apesar de alguns terem manifestado imediatamente esse desejo. Apenas conheceram o conteúdo final e o contributo de todos os outros quando o livro foi publicado no final de junho de 2022."

Quando foi criada a Comissão Independente "Dar voz ao silêncio", quatro textos já tinham sido entregues. O primeiro de todos, uma interrogação sobre a possibilidade do perdão nestes casos, pareceu-me uma interpelação profética a toda a Igreja, a todos nós e decidi fechar o livro com aquele texto mesmo não tendo ainda ideia da forma como os outros autores tinham desenvolvido os seus artigos.

E é desta forma muito pessoal que o P. João Eleutério nos relata o progresso da obra e a sua experiência enquanto coautor e coordenador da mesma, assim como os eventos que marcaram o contexto em que as diversas contribuições foram redigidas para criar este livro.

"Tinha, e tenho, em mente a continuação do debate … este livro tem a ambição de fazer parte de uma história, a de uma escuta  do que o “Espírito diz às Igrejas” (Ap 3, 22) do nosso tempo."

Leia esta história que deu um livro aqui.

1) O projeto CUIDAR é desenvolvido pelo CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa – da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.