Uma Anatomia do Poder Eclesiástico

Notícia publicada a 5 de agosto de 2022, em “Ponto SJ - o portal dos jesuítas em Portugal

Uma Anatomia do Poder Eclesiástico tem o objetivo de contribuir para prevenir e impedir subversões das dinâmicas de vida eclesial conducentes a qualquer tipo de abuso, seja sexual, de autoridade ou de consciência.

Esta obra integra o projeto CUIDAR1, foi publicada pela Universidade Católica Editora em junho de 2022 e resulta de um trabalho conjunto de oito teólogos sob a coordenação do P. João Eleutério, um dos autores. 

Neste artigo publicado no portal Jesuítas em Portugal, é o próprio P. João Eleutério quem conta a história deste livro. E fá-lo na primeira pessoa, enquanto coordenador, começando pelo desafio que lhe foi lançado em setembro de 2020 pelo P. Luís Marinho, assistente nacional do CNE – Corpo Nacional de Escutas – e um dos atores do projeto CUIDAR. O desafio de, na sua qualidade de teólogo, apresentar uma reflexão sobre o flagelo do abuso sexual de crianças por membros da Igreja.

Um desafio pertinente e exigente, que evoluiria de um projeto de reflexão própria para uma abordagem pluridisciplinar e colegial de vários autores.

"Desde o início tomei uma opção metodológica: a de não partilhar nenhum dos textos recebidos com os outros autores, apesar de alguns terem manifestado imediatamente esse desejo. Apenas conheceram o conteúdo final e o contributo de todos os outros quando o livro foi publicado no final de junho de 2022."

Quando foi criada a Comissão Independente "Dar voz ao silêncio", quatro textos já tinham sido entregues. O primeiro de todos, uma interrogação sobre a possibilidade do perdão nestes casos, pareceu-me uma interpelação profética a toda a Igreja, a todos nós e decidi fechar o livro com aquele texto mesmo não tendo ainda ideia da forma como os outros autores tinham desenvolvido os seus artigos.

E é desta forma muito pessoal que o P. João Eleutério nos relata o progresso da obra e a sua experiência enquanto coautor e coordenador da mesma, assim como os eventos que marcaram o contexto em que as diversas contribuições foram redigidas para criar este livro.

"Tinha, e tenho, em mente a continuação do debate … este livro tem a ambição de fazer parte de uma história, a de uma escuta  do que o “Espírito diz às Igrejas” (Ap 3, 22) do nosso tempo."

Leia esta história que deu um livro aqui.

1) O projeto CUIDAR é desenvolvido pelo CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa – da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Títulos relacionados
Artigos relacionados
Deixe um comentário
Deixar uma resposta
Por favor faça login para submeter um comentário.

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login