Clique para ver mais produtos.
No products were found.

The Economy of Francesco

Veja o vídeo do lançamento do livro, que decorreu em live streaming, em inglês

Uma obra que propõe uma revisitação de algumas palavras-chave do discurso económico, através da perspetiva ética desenvolvida no contexto do movimento internacional da Economia de Francisco (EoF).


Se a realização em Lisboa da Jornada Mundial da Juventude de 2023 foi um marco para a Igreja Católica Portuguesa, a publicação da obra The Economy of Francesco: a glossary to repair the language of economics não foi menos importante para a UCP Editora.

A versão portuguesa do original em italiano foi lançada em junho de 2023, imediatamente antes da vinda do Papa Francisco a Portugal. Desde logo começaram a germinar as sementes que levariam à publicação da versão em inglês, que surgiria menos de um ano depois.

Economia de Francisco: um paradigma económico diferente

O movimento da EdF nasceu de um desafio lançado pelo Papa Francisco em maio de 2019 no sentido de se refletir e concretizar uma “economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”1.

Tendo em conta a abrangência desse novo paradigma, era crucial tornar globalmente acessível A Economia de Francisco: Um glossário para reparar a linguagem da economia. Foi esse o principal propósito da sua publicação em inglês e também em eBook.

Assim, o lançamento desta obra promotora de uma mudança à escala global teria também de ser disponibilizado nos quatro cantos do mundo. Por isso acabaria por ser transmitido em streaming no canal oficial The Economy of Francesco no YouTube.

Um lançamento inspirador

O evento decorreu no dia 9 de abril de 2024, às 14 horas de Lisboa, contando com Peter Hanenberg, vice-reitor da UCP e responsável pela UCP Editora na sua abertura. A moderação foi da responsabilidade de Stefano Rozzoni, um dos organizadores da obra.

A conhecida ativista e investigadora indiana Vandana Shiva esteve presente como oradora convidada. Nas suas palavras inspiradoras afirmou que, “com a Economia de Francisco e com este glossário, podemos avançar para a fase seguinte, olhando para as distorções dos significados básicos que nos orientam sobre a forma de comunicarmos uns com os outros. Sobre como construir uma sociedade em conjunto, como reivindicar o nosso papel na Casa Comum e reparar a nossa Casa Comum.”

Foi ainda possível assistir às intervenções de quatro dos autores da obra:
Stefano Rozzoni
, introdução à obra,
Gloria Imumpaye, Empreendedorismo,
Dian Maya Safitri
, Inclusividade  
e Mariana Reis Maria, Recursos.

Se não pôde assistir ao vivo a este evento marcante na história da UCP Editora, tem a possibilidade de o ver (ou rever) integralmente aqui.

Deixe-se inspirar por este evento e por uma “leitura que abre olhos”, como referiu Peter Hanenberg.

Não perca esta obra que convida “os leitores a confrontarem-se com os instrumentos conceptuais que estão na base do pensamento económico dominante, repensando-os eticamente, de forma inclusiva e pluralista”.

Esta obra foi possível graças ao apoio da Fundação Amélia de Mello.

Títulos relacionados
Artigos relacionados
Deixe um comentário
Deixar uma resposta
Por favor faça login para submeter um comentário.

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login