Tradução: Simona Mureddu
Uma obra que propõe uma revisitação de algumas palavras-chave do discurso económico, através da perspetiva ética desenvolvida no contexto do movimento internacional da Economia de Francisco (EoF).
Uma obra que propõe uma revisitação de algumas palavras-chave do discurso económico, através da perspetiva ética desenvolvida no contexto do movimento internacional da Economia de Francisco (EoF).
Se a realização em Lisboa da Jornada Mundial da Juventude de 2023 foi um marco para a Igreja Católica Portuguesa, a publicação da obra The Economy of Francesco: a glossary to repair the language of economics não foi menos importante para a UCP Editora.
A versão portuguesa do original em italiano foi lançada em junho de 2023, imediatamente antes da vinda do Papa Francisco a Portugal. Desde logo começaram a germinar as sementes que levariam à publicação da versão em inglês, que surgiria menos de um ano depois.
O movimento da EdF nasceu de um desafio lançado pelo Papa Francisco em maio de 2019 no sentido de se refletir e concretizar uma “economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta”1.
Tendo em conta a abrangência desse novo paradigma, era crucial tornar globalmente acessível A Economia de Francisco: Um glossário para reparar a linguagem da economia. Foi esse o principal propósito da sua publicação em inglês e também em eBook.
Assim, o lançamento desta obra promotora de uma mudança à escala global teria também de ser disponibilizado nos quatro cantos do mundo. Por isso acabaria por ser transmitido em streaming no canal oficial The Economy of Francesco no YouTube.
O evento decorreu no dia 9 de abril de 2024, às 14 horas de Lisboa, contando com Peter Hanenberg, vice-reitor da UCP e responsável pela UCP Editora na sua abertura. A moderação foi da responsabilidade de Stefano Rozzoni, um dos organizadores da obra.
A conhecida ativista e investigadora indiana Vandana Shiva esteve presente como oradora convidada. Nas suas palavras inspiradoras afirmou que, “com a Economia de Francisco e com este glossário, podemos avançar para a fase seguinte, olhando para as distorções dos significados básicos que nos orientam sobre a forma de comunicarmos uns com os outros. Sobre como construir uma sociedade em conjunto, como reivindicar o nosso papel na Casa Comum e reparar a nossa Casa Comum.”
Foi ainda possível assistir às intervenções de quatro dos autores da obra:
Stefano Rozzoni, introdução à obra,
Gloria Imumpaye, Empreendedorismo,
Dian Maya Safitri, Inclusividade
e Mariana Reis Maria, Recursos.
Se não pôde assistir ao vivo a este evento marcante na história da UCP Editora, tem a possibilidade de o ver (ou rever) integralmente aqui.
Deixe-se inspirar por este evento e por uma “leitura que abre olhos”, como referiu Peter Hanenberg.
Não perca esta obra que convida “os leitores a confrontarem-se com os instrumentos conceptuais que estão na base do pensamento económico dominante, repensando-os eticamente, de forma inclusiva e pluralista”.
Esta obra foi possível graças ao apoio da Fundação Amélia de Mello.
Por favor faça login primeiro.
Login
Para o bom funcionamento e melhoria da experiência de navegação, utilizamos cookies no nosso website. Ao continuar na nossa loja online concorda com a nossa Política de Cookies.
Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.
Login