Recordando a entrevista… à Professora Doutora Maria da Glória Garcia

O tempo passa, as boas memórias ficam
Professoras e professores da UCP recordaram livros e leituras no âmbito da iniciativa “Os Melhores Livros. As Melhores Leituras” promovida pela Livraria UCP entre 2013 e 2015.
Algumas dessas entrevistas são agora recuperadas pela UCP Editora.

Professora Doutora Maria da Glória Garcia, Professora Catedrática Jubilada da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa da qual foi Reitora de 2012 a 2016.

Conte-nos como surgiu o seu gosto pela leitura.

O primeiro livro que me despertou para a leitura foi um livro não escrito - as histórias contadas pelo meu pai, que era um grande contador de histórias, […] numa altura em que eu ainda não sabia ler, era uma forma de ganhar asas para além das paredes do meu quarto.

Qual foi o livro que marcou a sua vida?

Há uma injustiça ao selecionar um livro porque ao longo da vida vamos sendo acompanhados por diferentes livros.

Para destacar um, e centrando-me nesta fase mais madura da minha vida, posso distinguir o livro da Hannah Arendt, A Vida do Espírito em dois volumes: I - Pensar e II - Querer.

Confrontei-me com esta filósofa judia, uma grande mulher, cheia de força. Impressionou-me extraordinariamente, porque é luminosa na forma como liga os diferentes autores e filósofos, desde os da Antiguidade Clássica, como São Paulo, São Tomás de Aquino e Santo Agostinho – tem um texto belíssimo sobre o amor em Santo Agostinho – aos mais modernos como Heidegger, Jaspers e Hans Jonas e dá-nos uma ideia de força do pensamento na ação.

Tag: Entrevista
Deixe um comentário
Deixar uma resposta
Por favor faça login para submeter um comentário.

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login