Os membros do júri reconheceram o Cardeal como «uma das vozes fundamentais da poesia contemporânea portuguesa e europeia», que se tem destacado «no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica e filosófica e na poesia»
Prémio Pessoa para Cardeal D. José Tolentino de Mendonça
«O Prémio Pessoa pretende ir contra a corrente da tradição nacional, segundo a qual o reconhecimento da importância da obra de algumas pessoas só foi feito postumamente.»1
E assim o fez novamente na sua 37.ª edição, reconhecendo a obra de um «madeirense, filho de pescador, poeta e escritor de referência de muitos portugueses»2. Foi dessa forma que o Jornal Expresso se referiu ao Cardeal D. José Tolentino Mendonça, atualmente prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, na atribuição do galardão que reconhece o seu «papel significativo na vida cultural e científica do país».
A atribuição do prémio foi anunciada no passado dia 14 de dezembro, numa cerimónia realizada no Palácio de Seteais, em Sintra. Os membros do júri reconheceram o Cardeal como «uma das vozes fundamentais da poesia contemporânea portuguesa e europeia», que se tem destacado «no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica e filosófica e na poesia»3.
Biblista, investigador, poeta e ensaísta, D. José Tolentino Mendonça é autor de inúmeros livros que o tornaram conhecido junto dos portugueses. «Estudou Ciências Bíblicas em Roma e viveu em Lisboa, onde foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição que escolheu para o doutoramento em Teologia Bíblica»3.
Fazendo jus ao epíteto de «humilde e generoso peregrino da esperança», o Cardeal receberá o prémio no valor de 60 mil euros para o entregar na totalidade a uma instituição de solidariedade.
1 O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, que visa destacar a personalidade portuguesa que, em cada ano, se destaca na vida artística, cultural ou científica do país. Em 2023 teve o valor de 60 mil euros. Desde a sua primeira edição, em 1987, o Prémio Pessoa foi atribuído a 39 personalidades (em duas edições com dois premiados em simultâneo), com papel significativo na vida cultural e científica do país.
2 https://expresso.pt/premio-pessoa/2023-12-14-Jose-Tolentino-de-Mendonca-vence-Premio-Pessoa-2023-a4f19425
3 https://www.dn.pt/cultura/jose-tolentino-de-mendonca-vence-premio-pessoa-2023-17501450.html