Paulo Pinto de Albuquerque, Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa e antigo Juiz do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, foi homenageado com o Prémio Human Rights and Multi-Level Governance 2022 da Universidade de Pádua pelo seu enorme contributo para a defesa e a valorização dos direitos humanos.
E esta não é a primeira vez que o seu trabalho em prol da defesa dos direitos humanos é reconhecido a nível internacional.
Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Edge Hill University, no Reino Unido, e em 2020 foi distinguido com o mesmo título pela Universidade de Direito Nacional Yaroslav I, um dos mais prestigiados centros académicos da Ucrânia.A nível nacional foi agraciado com a medalha de honra da Ordem dos Advogados de Portugal em 2020.
A cerimónia de homenagem e entrega do prémio decorreu no dia 29 de novembro na Aula Nievo do Palazzo Bo, o campus principal da Universidade de Pádua, tendo sido também transmitida online em direto por Zoom. Durante a cerimónia decorreu ainda uma mesa redonda em que foi debatido o problema do trabalho infantil e da exploração laboral em Itália e na Europa.