João Manuel Duque, Professor Catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguido com o Prémio Árvore da Vida 20211 por decisão unânime do júri.
Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes 2021
Considerado, na declaração do júri, uma "figura marcante da cultura portuguesa", foi o primeiro teólogo a receber o Prémio, apresentando um currículo que revela “um cruzador de fronteiras” e uma reflexão que se situa “entre a teologia e a filosofia; entre estes saberes e a arte, especialmente a música”.
O ato de entrega do Prémio desta 17.ª edição decorreu no Espaço Vita, em Braga, no dia 15 de setembro de 2022. Numa entrevista dada à Rádio Renascença depois de receber esta distinção, o Professor João Manuel Duque referiu considerá-la uma “valorização do papel da teologia no global, na vida quotidiana, para além do papel que é típico interno à comunidade eclesial”.
1 Desde 2005 que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura destaca todos os anos “a excelência de personalidades, percursos e obras que refletem o humanismo e a experiência cristã no mundo contemporâneo”. Fá-lo distinguindo essa “excelência” com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, composto pela escultura “Árvore da Vida”, de Alberto Carneiro, e uma verba de 2500 euros patrocinada pela Fundação Ilídio Pinho. É atribuído pela Igreja católica em Portugal e evoca o Padre Manuel Antunes, sj, considerado um dos pensadores e pedagogos mais notáveis do século XX.