Os Padres da Igreja. Dos Apóstolos a Constantino

Recensão publicada a 22 de junho de 2021, em “Os Fazedores de Letras

Os Padres da Igreja. Dos Apóstolos a Constantino, da autoria de Isidro Pereira Lamelas e publicado pela Universidade Católica Editora em novembro de 2020, é uma obra que se assume como um manual. Escrito a pensar não apenas nos estudantes de teologia, mas também em todos os interessados pela literatura cristã antiga e seus autores a que chamamos “Padres da Igreja”.

Na recensão de Tomás Vicente Ferreira, revista por João N. S. Almeida, o livro do Professor Frei Isidro Lamelas era assim apresentado aos leitores da “Revista dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”:
Este livro é, pois, um manual universitário de Patrística, pioneiro em Portugal, destinado a suprir uma necessidade escolar que se faz grandemente sentir. De facto, é de assinalar a pouca atenção que, salvo raras excepções, tem sido dada em Portugal, ao nível universitário, aos autores da época dos Padres da Igreja. Falamos suficientemente de Santo Agostinho, mas como se fosse um fenómeno isolado, sem atentar ao facto de que a sua era apenas uma das vozes, porventura não a mais saudável, de um largo universo de escritores.

Títulos relacionados
Artigos relacionados
Deixe um comentário
Deixar uma resposta
Por favor faça login para submeter um comentário.

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login