Uma das partes positivas de nos lançarmos em projetos novos é o desconhecimento, em particular o desconhecimento sobre as eventuais dificuldades envolvidas.
Desconhecendo o que vamos encontrar pelo caminho, focamo-nos na meta que pretendemos alcançar. Assim aconteceu com o nosso projeto de mudança de casa. Sendo mais exatos, uma mudança de casa sem alterar a morada! Quase como um plano de obras a concretizar sem podermos sair da casa e que implicava a reorganização integral da informação disponibilizada no site da UCE, online há cerca de 10 anos.
É bem sabido que as circunstâncias condicionam em grande medida as ações. O que foi por muito tempo secundário porque a casa física da Editora prevalecia na forma como trabalhámos, em constante proximidade com a comunidade académica, passou a ser prioritário.
E o nosso site, desatualizado em termos de linguagem informática e pouco funcional do ponto do vista do utilizador e da equipa editorial da UCE, tornou-se a nossa casa principal durante 2020. Era agora mais urgente do que nunca mudá-la, reconstruí-la para acomodar e valorizar os bens da Editora da Católica, como muitas vezes nos chamam.
Iniciámos em janeiro de 2021 as reuniões de brainstorming sobre o que queríamos oferecer aos utilizadores:
- Simplicidade – na disponibilização da informação
- Eficácia – na pesquisa e na compra
- Novidade – na homepage
- Interação – para que possamos comunicar mais e melhor
- Acesso aberto – às inúmeras obras já acessíveis gratuitamente
- Revistas científicas – altamente especializadas e algumas ainda pouco conhecidas
E aos autores:
- Identificação – de todos os que já publicaram connosco, como autores principais, coordenadores, organizadores ou colaboradores
- Reunião – na agregação de obras publicadas por cada autor
Visto assim parece fácil, certo?
No entanto,
- multiplicando por mais de 800 títulos publicados desde 1998 e outros tantos autores;
- adicionando a complexidade da interligação informática da informação, por exemplo entre livro em papel e eBook, livro esgotado ou disponível, ficha técnica e contabilidade...;
- e somando a tudo isto a identidade visual que pretendíamos transmitir, ou seja o design;
a tarefa revelou-se bastante mais difícil do que o que todos nós previmos!
Valeu-nos a persistência da equipa da UCE envolvida e a determinação da equipa de informática que nunca desistiu de encontrar solução para os problemas que fomos apresentando. A todos agradecemos mais uma vez.
“Desconhecendo o que vamos encontrar pelo caminho, focamo-nos na meta que pretendemos alcançar.”
Queremos agora voltar um pouco ao início deste texto e à parte positiva do desconhecimento. Tal como não fazíamos ideia das dificuldades que iríamos encontrar – o que poderiam ter-nos demovido de avançar com a nossa mudança de casa -, não imaginámos sequer que ao fim do primeiro mês após o lançamento do site ultrapassaríamos a fasquia das 150 000 visitas! Não termos esta surpresa, seria privarmo-nos da maior recompensa que poderíamos ambicionar após 5 longos meses de trabalho contínuo.
As vendas online progridem igualmente a um bom ritmo, na passada sexta-feira dia 18 de junho enviámos a Newsletter UCE | Nº 1 e hoje lançamos o Blog UCE onde iremos publicar uma grande variedade de artigos.
No site pode ainda consultar os eventos de lançamento programados.
Continuamos a procurar e a implementar formas de melhor comunicar com os nossos leitores, com as livrarias que disponibilizam a nível nacional as nossas edições e com os autores cujo trabalho é o princípio da existência da Universidade Católica Editora. Por caminhos desconhecidos, mas com metas claras!
Se tiver alguma sugestão contacte-nos
Caso pretenda subscrever a Newsletter UCE, clique aqui
Entretanto, visite-nos as vezes que quiser na nossa nova morada!