Dom António Ribeiro - 2º volume da coleção "Timeline"

Notícia publicada a 7 de janeiro de 2022, em “Ecclesia

Dom António Ribeiro, da autoria de Paula Borges Santos e publicado pela Universidade Católica Editora em novembro de 2021, é o segundo volume da coleção Timeline – Biografias Intemporais editada pela UCE com o apoio da Fundação Amélia de Mello.

Esta biografia descreve a cronologia de vida de D. António Ribeiro (1928 a 1998). Revela os numerosos esforços diplomáticos e negociações que realizou durante os anos controversos da ditadura e da erosão do colonialismo português. Destaca tambºem D. António Ribeiro como principal agente da estabilização das relações entre a Igreja Católica e os poderes públicos, não só no período revolucionário, como nas décadas seguintes de consolidação da democracia.

Ecclesia divulgava desta forma o lançamento da obra: A investigadora Paula Borges Santos escreveu uma “biografia pastoral” de D. António Ribeiro, patriarca de Lisboa de 1971 a 1998, publicada pela editora da Universidade Católica Portuguesa. “O livro mostra como D. António Ribeiro foi o patriarca de Lisboa mais comprometido com a democracia e reativo contra as ditaduras, conseguindo fazer com que o Patriarcado e a Igreja portuguesa em geral retomassem um papel influente, com uma força que os partidos políticos depois do 25 de abril não subestimaram”, explica a autora.

Tag: Biografia, UCP