O Pensamento Português sob o signo do Pensamento moderno: referências emblemáticas intenta, por um lado, tornar mais fácil o acesso aos estudos pontuais que nos últimos anos serviram de base à participação do autor em determinados eventos de natureza científica, e que foram em regra publicados de forma dispersa, e, por outro lado, contribuir, através da leitura comparada, para a avaliação, quer do espírito concecional das figuras que constituem o objeto dos estudos em presença (Frei Francisco de S. Luís/cardeal Saraiva, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Fernando Pessoa, Dalila L. Pereira da Costa, António Braz Teixeira e Arnaldo Pinho), quer do grau de consistência filosóficohermenêutica que os autores implicados (Joel Serrão, Amorim de Carvalho, Ângelo Alves e Manuel Ferreira Patrício) na interpretação do pensamento das figuras mencionadas fazem supor.
O Pensamento Português sob o signo do Pensamento moderno: referências emblemáticas tanto subsume que Frei Francisco de S. Luís/cardeal Saraiva, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Fernando Pessoa, Dalila L. Pereira da Costa, António Braz Teixeira e Arnaldo de Pinho constituirão, respetivamente, no campo da conceção filosófica e teológica, a nível do Pensamento Português modernocontemporâneo, referências por excelência emblemáticas do "Pensamento moderno", como, para além de considerar que Dalila L. Pereira da Costa constituirá, semelhantemente, a nível do Pensamento Português modernocontemporâneo, no campo da conceção do misticismo e do messianismo, uma referência por excelência emblemática do "Pensamento tradicional", subsume que Joel Serrão, Amorim de Carvalho, Ângelo Alves e Manuel Ferreira Patrício constituirão, a nível do Pensamento Português modernocontemporâneo, no que concerne à interpretação filosóficohermenêutica, referências inquestionavelmente incontornáveis.
Prólogo
O Cardeal Saraiva e o “conflito” do Estado e da Igreja na revolução liberal portuguesa
Frei Francisco de S. Luís e o Liberalismo em Portugal
D. Frei Francisco de S. Luís e o “conflito” da Igreja e do Estado durante a Revolução Liberal portuguesa
Sampaio (Bruno): “o filósofo português”
A Gnose em Sampaio (Bruno)
A metafísica de Sampaio (Bruno) segundo Amorim de Carvalho: um “positivismo metafísico”
Dante, os Templários e D. Dinis à luz de Sampaio (Bruno)
Joel Serrão e Amorim de Carvalho na história hermenêutica de Sampaio (Bruno)
Dalila L. Pereira da Costa no Pensamento Português modernocontemporâneo
Húmus e “TerraMãe”: Dalila em diálogo com Brandão
O “sistema filosófico” de Leonardo Coimbra à luz do pensamento e obra de Ângelo Alves: do “idealismo criacionista” ao “ideorrealismo aristotélicotomista”
A “razão atlântica” como “conceito de razão” de uma “filosofia atlântica”
António Braz Teixeira: o pensador de uma “filosofia atlântica”
O messianismo do “Quinto Império” de Fernando Pessoa segundo
M. Ferreira Patrício: de “sombra” de Pascoaes a “SuperVieira”
A Teologia à luz do pensamento e obra de Arnaldo de Pinho: a “tarefa da interpretação” como função da Teologia
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