Aires do Couto | Alberto de Castro | Alexandre Castro Caldas | Ana Sofia Carvalho | António Jácomo | António Rangel | Aurora Martins Madaleno | Carlos Costa Gomes | D. António Montes Moreira, ofm | Germano Marques da Silva | Henrique Manuel Pereira | Isabel Capeloa Gil | Joana Araújo | João César das Neves | João Duarte Lourenço | João Manuel Duque | Joaquim Azevedo | Jorge Julião | José Miguel Sardica | José Rui da Costa Pinto SJ | Laura Castro | Luís Filipe F. R. Thomaz | Luís Teixeira | Manuel Braga da Cruz | Maria da Glória Garcia | Maria Eugénia Rato | Mário Pinto | João Carlos Espada | Rogério Santos | Walter Osswald
Afonso Rocha | Álvaro Manuel Machado | Amadeu Carvalho Homem | Ana Paula Loureiro de Sousa | António Almodovar | António Braz Teixeira | António Cândido Franco | António José de Brito | António M. B. Machado Pires | António Martins da Costa | António Pedro Mesquita | Arnaldo de Pinho | Artur Manso | Carlos Leone | Carlos Mota Cardoso | Daniel Pires | Ernesto Castro Leal | Fernando Guimarães | Filipe Alves Moreira | Isabel Ponce de Leão | J. Pinharanda Gomes | Joaquim Domingues | Jorge Teixeira da Cunha | José Acácio Aguiar de Castro | José António Afonso | José Cândido de Oliveira Martins | José Esteves Pereira | Leonel Ribeiro dos Santos | Luís Bigotte Chorão | Luís Crespo de Andrade | Luís Manuel de Araújo | Manuel Cândido Pimentel | Manuel Ferreira Patrício | Manuel Gama | Maria Celeste Natário | Maria da Conceição Azevedo | Maria de Lourdes Sirgado Ganho | Maria Luísa Linhares de Deus | Maria Luísa Malato | Maria Manuela Brito Martins | Miguel Real | Norberto Ferreira da Cunha | Paulo Ferreira da Cunha | Pedro Baptista | Pedro Vilas Boas Tavares | Renato Epifânio | Ricardo Vélez Rodríguez | Rodrigo Sobral Cunha | Rui Lopo
Uma obra como a de Teófilo Braga, no seu combate por uma secularização de matriz positivista, não pode deixar de ser lida no contexto que a viu aparecer. O positivismo revela-se insuficiente para compreender a expressão humana manifestada na cultura portuguesa. Apesar de tudo, não impediu que o seu impulso mobilizador para a transformação social tenha sido útil ao programa do republicanismo português. Os textos deste volume são um bom exemplo do que é necessário em Portugal: a escuta recíproca das diversas correntes espirituais que constituem nível profundo, freático, da cultura portuguesa como habitação da realidade.
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