A graça de Deus como dom trinitário sempre foi considerada na tradição católica como fundamental para que o Homem pudesse alcançar o fim para o qual foi criado, pelo que deve ter o primado. A causa mais profunda da graça é o amor que o próprio Deus é, o qual se concretiza, em primeiro lugar, nas relações entre as três pessoas divinas, e se expande na entrega gratuita de Deus ao Homem.
Esta obra expõe a teologia da graça detendo-se sobre a predestinação, a justificação, a santificação, a adoção filial e a graça do Espírito Santo. Por último apresenta a chave de leitura do Comentário e a sua atualidade.
Índice
Lista de siglas e abreviaturas
Prefacio de Dom Manuel Clemente
Introdução
I Capítulo
A exegese medieval da Carta de São Paulo aos Romanos
1.1. Seculo XII
1.1.1. Guilherme de Saint-Thierry
1.1.2. Pedro Abelardo
1.1.3. Pedro Lombardo
1.2. Seculo XIII
1.2.1. São Tomas de Aquino
1.2.2. Nicolau de Lira
II Capítulo
O primado da graça no Comentário à Carta de São Paulo aos Romanos
2.1. A graça que predestina
2.2. A graça que justifica
2.3. A graça que santifica
2.4. A graça da adoção filial
2.5. A graça do Espírito Santo
III Capítulo
A teologia da graça no Comentário: sistematização crítica
3.1. O primado da graça: presença e união ao Espírito Santo
3.2. A atualidade do Comentário da Carta de São Paulo aos Romanos
3.2.1. A pneumatologia e a graça: contributos para a eclesiologia e antropologia
3.2.2. A relação entre as dimensões natural e sobrenatural do Homem
Conclusão
Bibliografia
Deixe um comentário