GRAMÁTICA ESCOLAR E (IN)SUCESSO

Oferta especial limitada
9,00 € 10,00 €
DESCONTO-10%
Overview

O problema do insucesso e do abandono escolar precoce em Portugal persiste nos dias de hoje, apesar das sucessivas políticas orientadas para a promoção do sucesso desenvolvidas nas últimas décadas do século XX. Estas políticas tiveram poucos impactos ao nível das práticas educativas, que se mantiveram reguladas pelo princípio do ensinar a todos como se todos fossem um só. No início do século XXI, o Ministério da Educação lança, em 2009, o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), com o objetivo de prevenir o insucesso e o abandono escolar no ensino básico. Este programa abriu caminho para a emergência de projetos por parte das escolas, que se auto organizaram para fazer face aos seus problemas. Esta obra procura compreender a forma como as escolas responderam ao desafio da reorganização escolar, estudando as variáveis organizacionais mobilizadas para a promoção das aprendizagens e os seus impactos nas escolas. As organizações escolares são consideradas nas suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível das políticas educativas, da gramática organizacional, das variáveis organizacionais e das variáveis chave da sala de aula. Este livro, originário numa tese de doutoramento, fornece chaves que permitem construir práticas educativas mais sucedidas, sendo, por isso, um auxiliar indispensável nos programas de melhoria das escolas.

Índice geral

A geografia de uma navegação 

José Matias Alves

Introdução 

1. Navegações 

2. O ponto de partida: do problema, do objeto, do sujeito 

3. Os pontos cardeais: da metodologia (1.º andamento) 

4. Carta de navegação 

Parte I. Instrumentos de navegação: enquadramento conceptual e teórico

1. O modelo escolar e o (in)sucesso educativo 

1.1 Uma estrutura curricular académica e uniforme com sequencialidade regressiva

1.2 Um regime de aprovação/reprovação global anual 

1.3 A organização dos alunos por turma, aprendendo no mesmo espaço e no mesmo tempo

1.4 A não preparação dos gestores pedagógicos para as tarefas de constituição de turmas e distribuição do serviço docente

1.5 Existência de medidas que dificultam a fixação e a estabilidade dos professores

2. Políticas de promoção do sucesso educativo 

2.1 A retórica da Reforma Educativa em Portugal 

2.2 Políticas de promoção do sucesso educativo 

3. A escola e a melhoria dos processos e resultados educativos: teorias, modelos e práticas pedagógicas

4. Teorias organizacionais e liderança na organização escolar 

4.1 A escola como organização: racionalidades no palco e nos bastidores escolares

4.2 As lideranças nas organizações escolares 

5. Esboço de um modelo de análise da problemática em estudo 

Parte II. A navegação: Metodologia da Investigação

1. Do objeto, das questões de investigação e natureza do estudo 

1.1 A Escola 1 e o Projeto Fénix 

1.2 A Escola 2 e os Projetos Turma Mais e ADI 

2. Metodologia (2.º andamento) 

2.1 Métodos e técnicas de recolha de dados 

2.2 Tempos e procedimentos 

Parte III. Apresentação e discussão dos resultados

1. Categorias e fontes mobilizadas para a análise dos dados 

2. Projeto Fénix 

A. Reorganização da escola para a implementação do projeto 

B. Implementação do projeto 

C. Avaliação e impactos do projeto 

D. Pontos fortes, pontos fracos e propostas de melhoria do projeto 

3. Projeto Turma Mais 

A. Reorganização da escola para a implementação do projeto 

B. Implementação do projeto 

C. Avaliação e impactos do projeto 

D. Pontos fortes, pontos fracos e propostas de melhoria do projeto 

4. Área de Desenvolvimento Individual (ADI) 

A. Reorganização da escola para a implementação do projeto 

B. Implementação do projeto 

C. Avaliação e impactos do projeto 

D. Pontos fortes, pontos fracos e propostas de melhoria do projeto 

5. Breve síntese comparativa dos três projetos 

5.1. Lideranças 

5.2. Agrupamento dos alunos 

5.3. Tempo de ensino-aprendizagem 

5.4. Cultura profi ssional e organizacional 

5.5. Apoio | Pressão | Redes 

5.6. Relação pedagógica 

5.7. Estratégias de ensino 

5.8. Clima de sala de aula 

5.9. Avaliação 

Conclusão 

Primeiro olhar: As questões de partida 

Segundo olhar: As teses 

Terceiro olhar: As perspetivas 

Referências bibliográficas 

Índice de Quadros 

Índice de Figuras 

Índice de Gráficos 

Leia mais
Sinopse
Índice
Comentários
Deixe-nos o primeiro comentário!

Deixe um comentário

  • Avaliação:
Descreva este livro utilizando apenas adjetivos ou uma frase curta.
Importar imagens:
Arraste as imagens para aqui ou click para importar.
Detalhes do produto
9789898366641

Ficha de dados

ISBN
9789898366641
Data
12-2014
Edição
Editora
UCP | Porto
Páginas
516
Tipo de produto
Livro
Idioma
Português
Coleção
Biblioteca de Investigação
Classificação temática
Artes e Humanidades » Educação
Títulos relacionados
Pesquisas recentes

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login