Nesta publicação reúne-se um conjunto de textos inicialmente pensados e apresentados nas suas linhas mestras no I ciclo de Seminários Temáticos em Investigação em Educação (ano letivo 2013-14) – designadamente o Seminário V, dedicado às consultorias em educação e que anualmente geram o encontro interessado de centenas de professores e investigadores. As questões relacionadas com os conceitos e modos de realizar a consultoria às escolas; a narração problematizadora de três situações concretas de práticas de consultoria ao serviço do desenvolvimento profissional e organizacional; a articulação entre avaliação externa, programa de melhoria e formação centrada na escola aliada a dinâmicas de supervisão externa e entre pares; a contração de observatório da qualidade das práticas educativas – são os temas estruturantes desta obra.
Índice
Vontade, conhecimento e interação
José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
1. Consultorias – um modo de coconstruir conhecimento?
Maria do Céu Roldão
2. Modos de intervir nas escolas. Potencialidades e desafios da consultoria externa
Joaquim Machado
3. Colégio Alfa – Análise de um percurso global e multidimensional de consultoria
Ilídia Cabral, José Matias Alves
4. Supervisão e consultoria num contexto de formação – Um estudo com professores de 1.º Ciclo
Lília Silva, Maria do Céu Roldão
5. Parceria num processo de formação de professores
Nuno Ferro
6. Construção e impacto de um Observatório da Qualidade numa escola TEIP – o seu papel na formação de um novo agrupamento e a articulação com a consultoria
José Maria de Almeida
Notas biográficas
Deixe um comentário