A obra agora publicada resulta de um percurso profissional, científico e cultural da autora e constitui uma reflexão fundamental para quem tem a vocação do ensino.Alexandre Castro Caldas Médico, Professor Catedrático e Diretor do Instituto Ciências da Saúde da UCP A autora apresenta sobre este tema uma perspetiva única, simultaneamente científica e poética pela simbólica que utiliza. Margarida Vieira Coordenadora da área de Enfermagem da UCP Saliento a honestidade e o mérito científico da pesquisa que lhe esteve subjacente. Beatriz AraújoProfessora Associada Convidada do ICS Muito se tem escrito sobre profissionalização e identidade, mas o estudo realizado por Amélia Simões Figueiredo traz nova luz para estas questões.Marta Lima BastoProfessora Coordenadora (aposentada), Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Enfermagem da U Lisboa e Investigadora da ui&de É de apreciar a construção do texto, a sequência e a condução do leitor, bem como, de modo relevante, os formatos de itinerário(s), no processo de identidade e nos mundos socioprofissionais. Lucília NunesProfessora Coordenadora ESS|IIPS Prefácio Roberto Carneiro Prefácio Natércio Afonso Introdução PARTE I PROFESSORES DE ENFERMAGEM: UMA IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO 1. A socialização na construção identitária 2. A identidade 3. A profissão docente e a enfermagem 3.1. A Sociologia das Profissões, Profissão e Profissionalismo 3.2. A Profissão docente: Perfis de configurações reconhecidos 3.3. A Profissão de Enfermagem: Perfis de configurações reconhecidos 3.4. A Escola enquanto espaço de ação e lugar de reconhecimento identitário 4. Uma identidade em construção PARTE II METODOLOGIA 1. Desenho da Investigação 1.1. O estudo propedêutico 1.2. O estudo principal PARTE III RECONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E ITINERÁRIOS TIPO 1. Retrato social dos docentes de enfermagem em contextos de ação educativa 2. Caracterização dos atores do estudo principal 3. De enfermeiro a professor 3.1. Os Professores – Retalhos de vida na Docência 4. Itinerários profissionais e construção identitária 4.1. Itinerário docente 5. Cenários de ação educativa 5.1. Dinâmica Organizacional 5.2. A escola enquanto organização 5.3. Representação do Ensino de Enfermagem 6. Dinâmicas identitárias 6.1. O século xx e a década de prata 6.2. Entre o século xx e o século xxi – as décadas douradas 6.3. Sistema Relacional 6.3.1. Na relação individual 6.3.2. Na relação coletiva 6.3.3. Na relação com os atores-chave 6.4. Sistema de ação docente 7. Mundos socioprofissionais e itinerários tipo 7.1. Os Missionários 7.2. Os Conservadores 7.3. Os Visionários 8. Formas identitárias e mundos socioprofissionais Conclusão Bibliografia
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