Ana Barroso | Ana Gago | Anna Rebecca Unterholzner | Beatriz Albuquerque | Beny Wagner | Carolina Baptista | Chiara Pussetti | Constança Babo | Daniel Tavares | Doug Bailey | Federica Manfredi | Filipa Sofia C. Carvalho e Cruz | Filippo Deorsola | Frederico Henriques | João Pedro Amorim | Mário Bruno Pastor | Milan Kroulík | Nádia Moura | Rosinda Casais | Sasha Litvintseva
A presente dissertação desenvolve um estudo monográfico centrado na obra pictórica de Graça Morais, propondo sobre ela uma abordagem sistematizada e integral da produção de três décadas, balizada entre os anos de 1980 e 2008. Os temas, os elementos formais e expressivos, as técnicas, os fundamentos e as variações da gramática pictórica, as influências, as tipologias e as principais exposições são, aqui, o objeto de uma análise capaz de, e na ausência de qualquer outro estudo do género, promover uma visão de conjunto sobre a obra de uma artista com inequívoca expressão no contexto da arte contemporânea nacional. Pela dimensão de uma obra, ainda em evolução, assente em múltiplas derivações formais e em sucessivas deambulações criativas, optou-se pelo seu tratamento cronológico, bem como pela valorização de obras e séries de trabalhos mais representativas da sua produção artística, capazes de atestar que o trabalho de Graça Morais não só tem evoluído em fases muito distintas, como é alicerçado em marcas autorais muito vincadas.
Índice
Nota Prévia
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Agradecimentos
Introdução
Capítulo I – A obra e a crítica
Capítulo II – Formação e primeiras experiências
2.1. O panorama artístico portuense nas décadas de 1960 e 1970
2.2. Graça Morais, aluna na ESBAP, e as viagens ao estrangeiro
2.3. O grupo Puzzle
2.4. Bolseira da Gulbenkian, em Paris
Capítulo III – O percurso artístico
3.1. Anos 80 43
3.2. Anos 90 66
3.3. Primeira década do século XXI
Capítulo IV – Outras abordagens
4.1. Ilustração, Arte Pública e cenografia
Conclusão
Bibliografia e fontes
Anexos
Cronologia
Exposições individuais
Exposições coletivas
Ilustração
Cenografia
Deixe um comentário