Ver toda a coleção

Digital

Nenhum tema é hoje mais debatido do que a necessidade de protagonizar a mudança nas escolas e na educação. Mudança que desafia todos e cada um a pensar a escola e os processos de ensino e de aprendizagem de forma contextualizada, criativa, competente e colaborativa. “No centro da atividade da escola estão o currículo e as aprendizagens dos alunos” (Decreto-Lei n.º 54/2018), razão que sustenta e exige um novo modo de fazer aprender. Objetivamente, o desafio passa por “promover aprendizagens de qualidade para todos (Decreto-Lei n.º 55/2018) e, nessa linha, a gestão flexível do currículo torna-se pertinente e “obriga a uma metamorfose nos modos de pensar, planear, agir e interagir” (Alves, 2017).

Ser escola no tempo presente significa romper com os cânones tradicionais de ensinar de forma a garantir a liberdade de crescimento e desenvolvimento pessoal, observando uma matriz educacional e cultural comprometida e cooperante com os princípios das sociedades educadoras, democráticas e plurais.

A ideia central que estrutura esta coleção é, em cada ano, congregar temas e problemas de uma escola global que ambiciona a qualidade da educação e o sucesso educativo de cada um dos seus alunos. Com essa máxima, faz sobressair o valor da educação para o desenvolvimento humano e para a construção de um mundo melhor, através de testemunhos, exemplos e práticas de ambientes educativos positivos e de uma relação pedagógica construtiva, assente em valores de justiça e de equidade. 

Leia mais
Filtros

Menu

Crie uma conta gratuita para usar a lista de favoritos.

Login