Revista Portuguesa de Investigação Educacional n. 1 (2002)

Overview
O nascimento de uma revista é sempre o culminar de um processo entusi~smante e penoso que resulta da confluência de esforços, cujo motor imp?..ilsionador é a necessidade de comunicar sobre algo com alguém. No caso presente, a Revista Portuguesa de Investigação Educacional pretende constituir-se como um espaço de debate sobre a investigação produzida no domínio da educação e da formação e os destinatários são as comunidades científica e educativa com interesses nos diversos e multifacetados campos das áreas visadas. A Revista, aberta à diversidade de perspectivas téoricas e metodológicas, acolhe artigos que descrevam, discutam ou contestem estudos empíricos, análises teóricas e implicações de pesquisas nas práticas educativas e de formação. Com a periodicidade semestral, cada número incluirá um artigo de abertura que espelhe a reflexão de um autor sobre uma temática actual. No presente número o tema é Reflexões sobre as novas tecnologias e a educação e o autor é Sérgio Grácio, convidado para a conferência Inaugural do I Colóquio «A Educação nos Horizontes do Século XXI», promovido pelo Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa. Não se tratando de edições temáticas, cada número da Revista procurará uma concentração de artigos de investigação à volta de tema aglutinador, não excluindo, contudo, outras problemáticas exteriores ao tema principal. Neste primeiro número elegeu-se A aprendizagem da leitura e a opção teve por base por um lado, a carência nacional de investigação neste domínio, e por outro, a pertinência actual do tema, quando a revelação de dados nacionais e internacionais nos devolvem os baixos desempenhos dos nossos alunos numa competência julgada determinante no sucesso individual e colectivo. No sentido de divulgar resultados preliminares de investigação e de estudos parcelares ou exploratórios, a Revista integrará no futuro uma secção de Relatórios sumários de investigação que, tal como os artigos publicados, poderão ser objecto de discussões abertas em edições posteriores. Com o objectivo de orientar leituras e pesquisas, procurar-se-á que cada número inclua uma revisão de literatura sobre um tema que devolva um olhar sobre o estado da arte, obviamente, na perspectiva do seu autor. Na medida em que a aprendizagem escolar é central no desenvolvimento do sujeito, o artigo escolhido para este número é sobre Ensinar a aprender. A inclusão de uma secção de Recensões bibliográficas tem por objectivo contribuir para a reflexão sobre obras publicadas nos domínios dos temas englobantes dos artigos editados. Neste número A Arte de Ler de José Morais e Memória e Sucesso Escolar de Alain Lieury são as duas obras escolhidas. A Revista Portuguesa de Investigação Educacional procurará ser um espaço aberto de reflexão e de debate e o Instituto de Educação da UCP, responsável pela Revista, agradece a todos os que aceitaram integrar o seu Cons.dho Editorial, aos autores que submeteram e vierem a submeter artigos pará- publicação e aos leitores que contribuírem para a discussão sobre os artigos publicados.
Read more
Abstract
Reviews
No comments

Leave a review

  • Quality:
Describe this product using simple and short words.
Upload images:
Drop images here or click to upload.
Product Details
978REV0124

Data sheet

Date
01-2002
Edition
Publisher
UCP | Porto
Pages
128
Kind of product
Book
Language
Portuguese
Thematic Classification
Arte e Humanidades
Revista
Related products
Recently Viewed

Menu

Create a free account to use wishlists.

Sign in