Prossegue com o presente número a divulgação de resultados de pesquisas empreendidas em Portugal sobre a realidade educativa do nosso país. Este é, como se sabe, um dos objectivos centrais desta Revista. Assim, Olga Ribeiro e Paulo Pereira, apresentam os resultados de uma investigação realizada, em 2003/04, na Área Educativa de Viseu, sobre a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação escolar. Foram inquiridos professores Directores de Turma e membros de órgãos de direcção de vinte e uma escolas. Seguidamente, José Augusto Pacheco e Nancy Pereira expõem os resultados de um estudo realizado junto de agrupamentos de escolas de Santa Maria da Feira sobre os projectos educativos de escola. A pesquisa incide sobre a análise de comunicações apresentadas nos Congressos da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e sobre a análise de conteúdo de cinco projectos educativos, tendo como finalidade verificar de que modo o projecto educativo
é um documento de gestão estratégica das práticas pedagógicas dos professores. Ana Almeida apresenta-nos os resultados de um estudo que explora as histórias elaboradas por adolescentes de 14 e 15 anos, da região de Lisboa, analisando as explicações causais que pontuam as suas representações sobre as relações de mau trato entre pares. Utiliza-se uma narrativa gráfica, apresentada em cartões, que é acompanhada por uma entrevista individual semi-estruturada. Numa segunda parte da Revista, Maria Manuel Fael, a partir de uma revisão
da teoria designada por efeito de Pigmalião, procura aferir até que ponto existirá um efeito de expectativa social em relação à vivência da sexualidade juvenil e, a existir, que peso terão os mass media, sobretudo a televisão, na
socialização dos jovens. De seguida, Isabel Baptista, através do artigo educação, cidadania e transcendência, argumenta filosoficamente a favor da inscrição da transcendência em todas as dimensões do existir humano, a começar por aquelas que se referem ao espaço público, onde importa desenvolver dinâmicas de participação
iluminadas por valores como hospitalidade, responsabilidade e bondade, fazendo convergir a sua reflexão para o campo da educação. José Verdasca explora o conceito de produtividade escolar, considerado um conceito claramente periférico no contexto nacional, a braços com défices elevados de realização escolar bem sucedida. Com recurso à análise trajectorial de gerações escolares, apuram-se indicadores de eficiência e de eficácia
escolares, cuja conjugação, através das relações produto e quociente, conduz ao apuramento e projecção gráfica de um índice sintético de produtividade escolar. Finalmente, dá-se à estampa, a título póstumo, um artigo de Cecília Braslavsky, Directora do Bureau International de l´Éducation, da UNESCO, entretanto e prematuramente falecida, sobre A história da educação e o desafio contemporâneo de uma educação de qualidade para todos. Neste texto que nos tinha sido remetido, escrito sob o signo de um paradigma humanista de educação, a autora argentina descreve as várias perspectivas de uma consciência histórica dos profissionais da educação, optando por destacar a importância de uma consciência histórica genealógica, que permite combinar tradição com exemplaridade e criticismo com criatividade. Esta reflexão acaba por constituir um importante legado da autora, com base na sua posição privilegiada de governo das instituições internacionais do campo da educação.
Esperamos, caro leitor, que este novo número da nossa revista possa enriquecer as práticas de investigação e de acção no campo da educação.
Read more
Leave a review